
História da China
Código
711051144
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
a) Identificar os principais processos políticos, económicos, sociais e culturais que caracterizaram a História da China e compreender a respectiva importância.
b) Compreender a especificidade civilizacional da China.
c) Conhecer as principais interpretações historiográficas dos temas estudados.
d) Conhecer a bibliografia fundamental do tema e ser capaz de trabalhar com documentos históricos do mesmo.
e) Desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita, integrando o vocabulário e as categorias específicas dos temas
abordados
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
1. O mundo chinês: geografia e povos
2. Os Estados em guerra
3. O pensamento clássico
4. As primeiras ideias e unidades imperiais: a China dos Qin e dos Han
5. A Rota da Seda
6. Os poderes dinásticos, dos Sui aos Qing
7. A turbulência permanente: das Guerras do Ópio à Longa Marcha
8. A nova face chinesa, da implantação do Comunismo à Revolução Cultural
Bibliografia
- CHENG, Anne, Histoire de la Pensée Chinoise, Paris, Éditions du Seuil, 2002.
- EBREY, Patricia Buckley, The Cambridge Illustrated History of China, Cambridge, Cambridge University Press, 1996.
- GERNET, Jacques, O Mundo Chinês, 2 vols., Lisboa, Edições Cosmos, 1974-1975.
- HANSEN, Valerie, The Silk Road. A New History, Oxford, Oxford University Press, 2012.
- HSÜ, Imanuel C. Y., The Rise of Modern China, Oxford, Oxford University Press, 2000.
- MOTE, F. W., Imperial China, 900-1800, Cambridge MA, Harvard University Press, 1999.
Método de ensino
Aulas teóricas baseadas em exposições magistrais por parte da docente. Aulas práticas baseadas na discussão de temas
por parte dos alunos, sob orientação da docente, com recurso à apresentação, análise e comentário de fontes, textos
historiográficos, produtos audiovisuais, mapas e outros materiais iconográficos.
Ensino presencial
Método de avaliação
Dois elementos de avaliação escritos: duas frequências. A nota final corresponde á média dos dois ele,entos, sendo que cada um tem a preponderância de 50%