
História dos Movimentos Sociais
Código
711051155
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Os dois principais objectivos são: a) conhecer a história dos principais movimentos sociais; b) adquirir conhecimentos que
habilitem o aluno a um prosseguimento aprofundado de estudos sobre movimentos sociais.
Para este efeito, cumprir-se-ão os seguintes objectivos parciais: a) dar conhecer as principais correntes historiográficas em
torno dos movimentos sociais; b) dar a conhecer a articulação entra a Historia e as demais ciências sociais e humanas no
estudo dos movimentos sociais; c) dar a conhecer a bibliografia fundamental sobre o tema, integrando um vocabulário e as
categorias específicas da História dos Movimentos sociais.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1.INTRODUÇAO. A historiografia dos movimentos sociais.De E.P.Thompson a James C. Scott: política popular e formas de
resistência. Os contributos de Charles Tilly: respeitabilidade, unidade, números e compromisso.
2.SEC. XVIII-XIX. Resistências ao desenvolvimento do Estado e do mercado? Da economia moral da multidão na Inglaterra
do século XVIII aos rebeldes e insubmissos do século XIX português.
3.SEC. XIX-XX. A esfera pública proletária e o movimento operário como contra-sociedade: auto-gestão, sovietes e
conselhos. As correntes políticas, a questão sindical e a forma partido: anarquistas, comunistas e social-democratas.
4.1968. Os vários maios: estudantil, operário e político. Paris, Maio de 1968. Da Itália dos anos 60 às greves do ABC
paulista. Ecologia, feminismo e movimentos sociais.
5.ESPAÇO. A divisão internacional do trabalho, das resistências escravas aos movimentos anticoloniais. Os movimentos
nacionalistas. Imgiração e direito de fuga. Globalização e Movimentos Sociais.
Bibliografia
Dias, B. & J. Neves (orgs.), A Política dos Muitos Povo, Classes e Multidão, Lisboa, Tinta-da-China, 2010.
Sá, F., Rebeldes e Insubmissos. Resistências Populares ao Liberalismo (1834-1844), Porto, Afrontamento, 2002.
Horn, G.-R., The Spirit of ´68: Rebellion in Western Europe and North America, 1956-1976, Oxford, Oxford University Press,2007.
Linebaugh, P. & M. Rediker, The Many-Headed Hydra: Sailors, Slaves, Commoners and the Hidden History of the
Revolutionary Atlantic, Boston, Beacon Press, 2000.
Offen, K., European Feminisms, 17001950, Stanford, Stanford University Press, 2000.
Scott, J., Weapons of the Weak Everyday Forms of Peasant Resistance, New Haven, Yale University Press, 1987.
Tarrow, S., Strangers at the Gates. Movements and States in Contentious Politics. Nova Iorque, Cambridge University Press,2012.
Método de ensino
Aulas de índole teórica.
Aulas práticas:
-exercício de comentário de documentos
-apresentação e discussão de trabalhos de grupo
Método de avaliação
- 1 teste presencial escrito (45%)
- 1 trabalho escrito sobre um tema do programa (45%)
- Comentário oral sobre um texto (10%)