Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História da Arte Românica - 2. semestre

Código

711061024

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

6

Professor responsável

Jorge Manuel de Oliveira Rodrigues

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Compreender a génese histórica e conceptual da arte românica a partir das suas raízes alti-medievais bárbaras e tardo-antigas;
Relacionar a arte românica com as suas precursoras e contemporâneas artísticas, a Ocidente e Oriente;
Caracterizar o mundo - político, social, económico, cultural, religioso - em que evolui a arte românica situando-a no seu contexto europeu como arte com reconheciveis elementos comuns na sua diversidade geográfica e com tipologias diversas: religiosa, civil, militar;
Entender a evolução da arte românica, quer na sua expansão territorial a partir de França como nos seus pressupostos filosóficos e culturais;
Compreender a evolução do românico fora de França, sobretudo em Espanha, Itália, Ilhas Britânicas e Alemanha;
Situar a reforma cisterciense: o fim de um modelo e a transição para o gótico;
Criticar as intervenções de restauro oitocentistas e novecentistas que falsearam a percepção da arte românica, nomeadamente nos campos da cor, da luz e da mobilação.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1.1 – O papel da Igreja: clero secular e clero regular
1.2 – Os beneditinos e a fundação de Cluny;
2 – O mundo rural/mundo fechado do espaço europeu: as 3 ordens e o imaginário do feudalismo
3 – O Monasticismo e a teologia contemplativa:
3.1 – A importância do pensamento neoplatónico
3.2 – O papel difusor e normalizador dos beneditinos cluniacenses
3.3 – Poder político e poder económico de Cluny
4 - Os caminhos de peregrinação e a Arte Românica:
4.1 – A génese francesa: do mosteiro à igreja de peregrinação
4.2 – O românico na península ibérica
4.3 – O românico em Itália
4.4 - O românico na Suiça, Alemanha e Ilhas Britânicas
5 – A arquitectura românica, o culto dos mortos e dos santos como entes vivos: relíquias, memória e espaços de enterramento privilegiado
6 - O movimento reformista do século XII e as suas repercussões artísticas: da falência do modelo monástico cluniacense aos cistercienses.

Bibliografia

- A.A.V.V., Siete maravillas del románico español (org. Pedro Luis HUERTA), Aguilar de Campoo: Fundación Sª Maria la Real. Centro de Estudios del Romanico, 2009
- BROWN, Peter, The Cult of the Saints, Chicago: The Univ. Chicago Press (2ª ed.), 1982
- DAVY, Marie-Madeleine, Initiation a la symbolique romane (XIIe siècle), Paris: Flammarion, 1977
- DUBY, Georges. O Tempo das Catedrais. A arte e a sociedade, 980-1420, Lisboa: Estampa, 1978
- GRABAR, André, Les voies de la création en iconographie chrétienne, Paris: Flammarion, 1979
- PASTOUREAU, Michel e HORVAT, Frank, Figures Romanes, Paris: Seuil, 2001
- SCHAPIRO, Meyer, Estudios sobre el románico, Madrid: Alianza Editorial, 1977
- SCOBELTZINE, André, L’Art féodal et son enjeu social, Paris: Gallimard, 1973
- TOMAN, Rolf, O Românico, Colónia: Könemann, 1999
- VERGNOLLE, Éliane, l’Art roman en France, Paris: Flammarion, 1994
- WIRTH, Jean, L´Image Médiévale. Naissance et Développements (VI-XVe Siècle), Paris: Klincksieck, 1989

Método de ensino

Aulas teórico-práticas com apresentação de imagens, mapas, plantas, alçados, diagramas e outros materiais gráficos relacionados com o objecto de estudo, discussão de textos fundamentais e visitas de estudo relacionadas a monumentos do românico da Galiza e Leão, com visita às cidades de Orense (catedral), Santiago de Compostela (catedral, urbanismo e museu) e León (colegiada, museu e panteão régio).

Método de avaliação

Ficha de leitura (regras definidas nos critérios de avaliação) sobre obra essencial p/ estudo da arte Românica (15%);
Trabalho escrito analisando objecto artístico Românico, máximo 10 páginas de texto + apêndices documentais sem limite páginas (45%);
Comentário de imagem ou texto em aula, 30 minutos (15%);
Frequência com consulta bibliográfica, respondendo desenvolvidamente a 2 das 3 questões (25%) [dispensa possível caso a média dos restantes 3 elementos de avaliação seja igual ou superior a 14/20]

Cursos