
Iconografia
Código
711061027
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História da Arte
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Conhecer os autores principais responsáveis pelo desenvolvimento do método iconográfico e iconológico de análise das obras de arte
b) Reconhecer a importância da Iconografia e da Iconologia como áreas complementares ao exame do objecto artístico
c) Identificar fundamentadamente os temas essenciais e suas variantes na História da Arte do Ocidente Europeu
d) Aplicar em casos de estudo nacionais e/ou internacionais esse método analítico
e) Desenvolver um trabalho de pesquisa sobre o tema em análise para ensaiar o método de análise.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1- Breve introdução à Iconografia: objectivos e limites de uma metodologia de análise
2 - De Ripa a Panofsky: um percurso historiográfico da Iconografia como linguística da imagem
3 - A semiótica de Gombrich e a herança de Panofsky
4 - Temas da História da Arte do Ocidente: a Mitologia greco romana; Arte Cristã: entre a Idade Média e a Contra-Reforma; Retrato, Paisagem e Natureza-morta e os principais elementos simbólicos
5 - Aplicação do método em estudos de Caso: pintura, escultura e artes decorativas
Bibliografia
As fontes primárias serão indicadas em sala de aula.
CASTIÑEIRAS GONZÁLEZ, Manuel António - Introducción al método iconográfico. Barcelona, Ed. Ariel, 1998.
GOMBRICH, Ernst - Imágenes simbólicas. Estudios sobre el arte del Renacimiento. Madrid, Alianza Editorial, 1983.
GONÇALVES, Flávio - História de Arte: iconografia e crítica. Lisboa: Imprensa Nacional, 1990.
GRIMAL, Pierre - Dicionário da Mitologia Grega e Romana. Lisboa, Difel, 2009. [1951]
MÂLE, Émile - LArt Religieux de la Fin du Moyen Âge en France. Étude sur liconographie du Moyen Âge et sur ses sources dinspiration, Paris, Armand Colin, 1925.
PANOFSKY, Erwin. Estudos de Iconologia. Temas Humanísticos na Arte do Renascimento. 2a ed., Lisboa, Estampa, 1995. [1939]
RÉAU, Louis - Iconografía del arte cristiano. Barcelona, Ediciones del Serbal, 2000. [1955-59]
VAN STRATEN, Roelof - An Introduction to Iconography. Symbols, allusions and meaning in the visual arts. Londres, Taylor & Francis, 2007. [1985]
Método de ensino
A metodologia de ensino e a avaliação final da unidade curricular baseiam-se no regime em vigor na FCSH/NOVA. As aulas dividem-se em teóricas e práticas. As aulas baseiam-se em projecções multimédia (e em recursos alojados na internet), além de textos escritos, fornecidos na plataforma Moodle. Tais materiais pedagógicos facilitam o debate interno sobre os conteúdos programáticos e permitem a explicação dos mesmos em sala de aula. Durante as aulas, o estudante tem por isso a possibilidade de aferir, formativamente, os seus conhecimentos, sendo possível também colocar em comum as suas dúvidas e dificuldades.
Método de avaliação
A avaliação divide-se em dois momentos: uma frequência (40%) e um trabalho de investigação (50%) a ser entregue no final do semestre. A participação oral na sala de aula e a assiduidade (10%) são igualmente elementos contabilizados para a avaliação final.