
Sociologia da Arte
Código
711061045
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História da Arte
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Desenvolver um conhecimento aprofundado do campo disciplinar da sociologia da arte, dos debates que o constroem e das suas articulações históricas
2. Articular relações entre os campos da sociologia da arte, da história da arte e da produção artística
3. Desenvolver perspectivas críticas acerca das relações, historicamente situadas, entre produção artística e organização social através do estudo da disciplina
4. Desenvolver a capacidade de ler textos teóricos e históricos ligados à disciplina de forma crítica e argumentada
5. Perspectivar as questões debatidas pela sociologia da arte num quadro cultural mais alargado e interdisciplinar
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. Enquadramento do campo disciplinar da sociologia da arte de um ponto de vista histórico e teórico
2. A tradição marxista em âmbito sociológico e cultural
3. A história social da arte e os seus desdobramentos mais recentes
4. A obra do sociólogo Pierre Bourdieu
5. A obra de Pierre Francastel e de José Augusto França
6. Perspectivas actuais e articulações interdisciplinares
Bibliografia
HEINICH, Natalie, Ce que lArt fait à la Sociologie. Paris: Minuit, 1998
BENJAMIN, Walter, Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Relógio deÁgua, 1992
Colloque International de Sociologie de lart [Marselha, 1985] (dir. Raymonde Moulin). Paris: La Documentation Française, 1986
BOURDIEU, Pierre, La Distinction: critique sociale du jugement. Paris: Minuit, 1979
La Sociologie de lArt et sa vocation interdisciplinaire [comunicações apresentadas ao I Colloque International du Centre Pierre Francastel]. Lisboa: FCG, 1974 (nº18 e 19 da Colóquio Artes)
Método de ensino
Cada aula é estruturada em duas partes. A primeira parte é dedicada a uma componente expositiva em que o docente introduz conceitos e questões relevantes no âmbito da sociologia da arte. Durante a segunda parte, são analisados e discutidos textos chave da disciplina, pré-definidos pelo docente e preparados pelos alunos.
Método de avaliação
A avaliação desta unidade curricular assenta em dois elementos:
1. Apresentação e discussão de um texto durante as aulas (25%)
2. Exame final, verificação dos conhecimentos adquiridos (75%)