Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Introdução à História da Arte

Código

711061054

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

6

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português-Inglês

Objectivos

O curso visa introduzir os alunos aos conceitos básicos da disciplina, e encorajar o pensamento crítico. Os alunos, no fim do curso, deverão poder distinguir entre períodos, estilos, áreas geográficas e os conceitos mais gerais utilizados tradicionalmente na disciplina de história da arte. Além disso, o curso apresentará muitos dos conceitos teóricos e metodológicos que serão desenvolvidos depois nas aulas da teoria da arte. Adicionalmente, os alunos vão aprender de utilizar as ferramentas básicas da disciplina, como dicionários de artistas, repositórios de imagens on-line, como compor uma bibliografia etc etc. Uma parte importante será a leitura assistida (com leituras obrigatórias) e análise dos textos na aula, tal como a escrita de pequenos textos (resumos). O curso incluirá visitas à museus, essenciais para os alunos perceberem que os historiadores da arte trabalham com objectos concretos.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

O curso será organizado segundo critérios cronológicos e temáticos, para evitar uma percepção linear da história da arte. Os temas abordados incluirão: O que é a história da arte; a biografia do artista; o conceito do estilo e os problemas relacionados; análise do conteúdo (iconografia/iconologia); periodização e a noção do tempo; geografia da história da arte (regiões, centros, periferias, províncias etc.); a obra de arte como comodidade, etc. O curso apresentará estes conceitos através de estudos de casos, insistindo sobre problemas específicos relacionados com objectos específicos, e não no desenvolvimento teórico dos conceitos.

Bibliografia

1. The Art of Art History: A Critical Anthology, ed. Donald Preziosi, Oxford: Oxford University Press, 2009.
2. Elizabeth Mansfield, ed. Art History and its Institutions. Foundations of a Discipline. London and New York: Routledge, 2002.
3. Marxism and the History of Art. From William Morris to the New Left, ed. Andrew Hemingway, London: Pluto Press, 2006.
4. David H. Solkin, Painting for Money: The Visual Arts and the Public Sphere in Eighteenth-Century England. New Haven and London: Yale University Press, 1993.
5. Albert Boime, Art in an Age of Bonapartism 1800-1815. Vol. 2: A Social History of Modern Art. Chicago and London: The University of Chicago Press, 1993.
6. Svetlana Alpers, The Art of Describing. Dutch Art in the Seventeenth Century. Chicago: University of Chicago Press, 1983.
7. Giovan Pietro Bellori, The Lives of the Modern Painters, Sculptors and Architects. Translated by Alice Sedgwick Wohl. New York: Cambridge University Press, 2005.

Método de ensino

Extenso material visual será utilizado para o curso, que insistirá na participação activa por parte dos alunos, com perguntas e observações. A investigação on-line e nas bibliotecas será cultivada desde cedo. Muita importância é dada no conhecimento de línguas estrangeiras, particularmente o inglês, razão pela qual a maior parte das leituras serão feitas a partir do inglês. Os alunos terão que escrever um determinado número de textos pequenos, como exercísios na aula ou em casa.

Método de avaliação

A avaliação será feita com base na assiduidade e participação do aluno (50%) e na frequência (50%).

Cursos