
Sociologia Política - 1. semestre
Código
711071034
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Políticos
Créditos
6
Professor responsável
Pedro Tavares de Almeida
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE,
Objectivos
Turma A - Lic. CPRI
Facultar aos estudantes um conhecimento geral das principais tradições analíticas, inovações conceptuais e temas investigados no campo disciplinar da sociologia política.
Turma B - Lic. Sociologia
A cadeira de Sociologia Política visa facultar aos estudantes um conhecimento geral das principais tradições analíticas, inovações conceptuais e temas investigados no domínio disciplinar da sociologia política e, de modo mais lato, da ciência política. Neste sentido, a unidade curricular tem por escopo o estudo das relações entre o estado, a sociedade e os indivíduos, procurando analisar a forma como as principais tendências e dinâmicas sociais, juntamente com as diferentes estruturas de dominação, afectam os processos políticos.
Pré-requisitos
Turma A - Lic. CPRI
Não aplicável
Turma B - Lic. Sociologia
Ter concluído um mínimo de 48 créditos ECTS
Conteúdo
Turma A - Lic. CPRI
A história intelectual da disciplina: paradigmas teóricos, métodos de investigação e objectos de estudo. Alguns conceitos fundamentais. Modernização e desenvolvimento político. As determinantes sociais da vida política: as principais estruturas de clivagem. Os processos de democratização e os requisitos sociais da democracia. Consenso e conflito. Cidadania e eleições. As consequências políticas das leis eleitorais. As teorias explicativas do voto. Burocracia, partidos políticos e democracia. O estudo comparativo das elites políticas.
Turma B - Lic. Sociologia
1. O estudo científico da política: paradigmas teóricos, métodos de investigação e objectos de estudo. Alguns conceitos fundamentais.
2. Os regimes políticos: regimes não-democráticos, regimes híbridos e democracias. A qualidade da democracia.
3. Eleições e sistemas eleitorais: o papel das eleições nas sociedades democráticas, os sistemas eleitorais, o debate científico acerca dos sistemas eleitorais.
4. Teoria explicativas do voto e dinâmicas eleitorais: história do sufrágio, abstenção e comportamentos eleitorais.
5. Partidos políticos e sistemas de partidos: tipologias, evolução e desafios contemporâneos. O fenómeno do populismo. Os movimentos sociais.
6. As elites políticas: paradigmas teóricos e estudos empíricos. Padrões e lógicas de recrutamento em perspectiva comparada. As carreiras \"pós-políticas\".
Bibliografia
Comum a ambas as turmas/Both classes
ALMEIDA, Pedro Tavares de, PINTO, António Costa & BERMEO, Nancy (dir.) (2012). Quem governa a Europa do Sul?. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais (2ª ed.).
LIPSET, Seymour Marting (1992). Consenso e conflito - Ensaios de sociologia política. Lisboa: Gradiva.
NOHLEN, Dieter. (2007), Os sistemas eleitorais: O contexto faz a diferença. Lisboa: Livros Horizonte.
WEBER, Max. (2005 [1919]), A política como vocação (Politik als Beruf) in Três tipos de poder e outros escritos. Lisboa: Tribuna da História, pp. 63-115.
Turma A - Lic. CPRI
EISENSTADT, Shmuel N. (2007), MÚLTIPLAS MODERNIDADES, Lisboa, Livros Horizonte.
Turma B - Lic. Sociologia
DAHL, Robert (2000). Democracia. Lisboa: Temas e Debates
LISI, Marco (2011). Os partidos em Portugal: continuidade e transformação. Lisboa:Almedina.
Método de ensino
Ensino presencial. Aulas de índole teórica, de exposição dos temas fundamentais do Programa (60%), combinadas com aulas práticas destinadas à apresentação e discussão de textos (40%).
Método de avaliação
Turma A - Lic. CPRI
Uma prova escrita presencial (frequência) no final do período de aulas. A assiduidade dos estudantes (2/3 das aulas no mínimo, excepto para estudantes com regime especial) e a qualidade das suas intervenções nos debates realizados nas aulas práticas serão um elemento de ponderação nas notas finais.
Turma B - Lic. Sociologia
Uma prova escrita (Frequência \"Mid-Term\") a meio do semestre (35%), uma prova escrita (Frequência) no final do semestre (35%), assiduidade e apresentação em grupo - e em aula prática - de um pequeno trabalho de investigação empírica (30%).