
Teoria e Análise Demográfica
Código
711081065
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
1. Compreensão da população enquanto componente dinâmica das sociedades;
2. Conhecimento e compreensão das principais teorias interpretativas dos fenómenos e dos processos demográficos;
3. Capacidade de análise das grandes questões demográficas que se colocam no século XXI;
4. Conhecimento das principais características e tendências da demografia de Portugal, enquadrada no espaço da União Europeia;
5. Capacidade para equacionar os desafios demográficos de forma integrada e em articulação com outras componentes socioeconómicas relevantes;
6. Capacidade de análise das dinâmicas demográficas em curso;
7. Conhecimento e capacidade de aplicação dos métodos e técnicas de análise demográfica, tratando em separado as variáveis de ´estado´ da população e as variáveis de ´dinâmica´;
8. Capacidade de proceder a análises territorializadas de caracterização sociodemográfica elementar;
9. Capacidade de comunicação rigorosa e significativa dos conhecimentos e resultados de análises demográficas.
Pré-requisitos
não aplicável
Conteúdo
1. Introdução à Ciência Demográfica (objeto, métodos, características do sistema demográfico, ramos de análise
)
2. Teorias e Doutrinas Demográficas
2.1. Malthus e a Teoria Malthusiana
2.2. Teoria da População Estável
2.3. Teoria da Transição Demográfica
3. Factos Populacionais (Mundo, Europa, Portugal)
3.1. Trajetórias recentes
3.2. Motores e desafios das dinâmicas populacionais
4. Técnicas e Instrumentos de Análise Demográfica
4.1. Fontes (principais) de dados: Censos e dados de Registo Civil.
4.2. Unidades territoriais administrativas e não administrativas (NUTS)
4.3. Acessso a dados demográficos na web.
4.4. O estado da população: conceitos e técnicas de análise
4.5. Volume populacional, estrutura etária e por sexos e distribuição no território
4.6. Dinâmica populacional: princípios e métodos de análise dos fenómenos demográficos (Mortalidade, Nupcialidade, Natalidade/Fecundidade, Movimentos Migratórios)
Bibliografia
Bandeira, M.L. (2005). Demografia: Objecto, teorias e métodos. Lisboa: Escolar Editora.
Dicionário demográfico multilingue
http://pt-ii.demopaedia.org/wiki/página_principal
Dupaquier, M. (2001). Démographie. Paris: PUF.
Fernandes, A. (2008). Questões demográficas: Demografia e sociologia da população. Lisboa: Colibri.
Nazareth, J.M. (2004). Demografia: A ciência da população. Lisboa: Presença.
Nazareth, J.M. (2009). Crescer e envelhecer: Constrangimentos e oportunidades do envelhecimento demográfico. Lisboa: Presença.
Pressat, R. (1979). Dictionnaire de démographie. Paris: PUF.
Rodrigues, Teresa (2009), História da População Portuguesa, Porto: Afrontamento.
Rosa, M.J. & Vieira, C. (2003). A população portuguesa no século XX: Análise dos Censos de 1900 a 2001. Lisboa, ICS.
ROSA, Mª João V. e CHITAS, Paulo (2010), Portugal: os números, Ensaios da FFMS, nº 3, Lisboa: Relógio d´Agua.
Weeks, J.R. (2008), Population: An introduction to concepts and issues, 10ª ed., EUA, Wadsworth Group
Método de ensino
- 1 aula semanal de 2 h, de caráter expositivo, sobre a matéria teórica, com argumentação docente e apresentação e discussão de textos, e demonstração de exercícios.
- 1 aula semanal de 2 h, de caráter prático, para realização e resolução de exercícios práticos (6 exercícios em cada ano letivo).
A distribuição de tempo entre aulas expositivas e práticas é equivalente (50% cada), e a presença em ambas é obrigatória (e sujeita a registo), salvaguardando-se as normas em vigor para estudantes-trabalhadores.
Ensino presencial.
Método de avaliação
Trabalho individual (ou grupo) a apresentar no final do período escolar, com discussão oral obrigatória (75%). Os critérios de pontuação são explicitados no início do ano e constam de documento próprio. Em regra, o perfil destes trabalhos corresponde a um paper submetido a encontro científico.
A apresentação da resolução dos Trabalhos Práticos é igualmente mandatória (25%).