Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Sociologia Económica

Código

711081069

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

6

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Conhecimento e compreensão das principais abordagens sociológicas aos fenómenos económicos;
2. Capacidade de problematizar e analisar fenómenos económicos usando conceitos e teorias sociológicas;
3. Capacidade de intervir de modo crítico e informado em organizações económicas;
4. Capacidade de comunicar de modo rigoroso e significativo conhecimentos de Sociologia Económica.

Pré-requisitos

Ter concluído um mínimo de 48 créditos ECTS no 1º ciclo.

Conteúdo

0. Introdução
0.1. Dos clássicos à Nova Sociologia Económica
0.2. A noção de incrustação social da economia
1. Integração não-mercantil nas sociedades contemporâneas
1.1. Reciprocidade
1.2. Redistribuição
2. Incrustação institucional e política dos mercados
2.1. Estado, instituições e mercados
2.2. Sociologia Económica e Nova Economia Institucional
2.3. Um modelo de análise socioinstitucional dos mercados
2.4. Problemas de investigação
3. A incrustação dos mercados em redes sociais
3.1. Introdução à análise de redes sociais
3.2. A proposta de Granovetter, críticas e desenvolvimentos. Capital social e status de mercado
3.3. Redes sociais na análise socioinstitucional dos mercados
3.4. Problemas de investigação
4. A incrustação cultural e cognitiva dos mercados
4.1. Valores e economia moral. Cultura, cognição e performatividade
4.2. Capital cultural, capital simbólico e status de mercado
4.3. Cultura e cognição na análise socioinstitucional dos mercados
4.4. Problemas de investigação

Bibliografia

Smelser, N.J. & Swedberg, R. (ed.) (2005). The handbook of economic sociology, 2.ª ed. Princeton: Princeton University Press. (Cap. seleccionados/selected chs.)
Peixoto, J. & Marques, R. (ed.) (2003). A nova sociologia económica. Oeiras: Celta. (Cap. seleccionados/selected chs.)
Portes, A. (2000). “Capital social: Origens e aplicações na sociologia contemporânea”. Sociologia, Problemas e Práticas (33), pp. 133-158.
Portes, A. (2010). Economic sociology: A systematic inquiry. Princeton: Princeton University Press. (Cap. seleccionados/selected chs.)
Steiner, Ph. (1999). La sociologie économique. Paris, La Découverte. (Cap. seleccionados/selected chs.)
Trigilia, C. (2002). Economic sociology: State, market and society in modern capitalism. Oxford: Blackwell. (Cap. seleccionados/selected chs.)
Yáñez Casal, A. (2005). Entre a dádiva e a mercadoria: Ensaio de antropologia económica. Lisboa: edição do autor. (Cap. seleccionados/selected chs.)

Método de ensino

Cada tópico do programa é objecto de entre uma e três aulas teóricas, intercaladas com uma ou duas aulas práticas. Cada aula teórica expõe os conceitos e enquadramentos teóricos fundamentais, exemplos de problemas e resultados de investigação. As aulas práticas trabalham a compreensão, a discussão e a expressão oral e escrita. São organizadas em torno dos textos de leitura obrigatória, previamente lido pelos estudantes. O argumento de 6 desses textos é discutido e esquematizado pelos alunos, em grupo e com o apoio do docente; noutras aulas práticas os alunos realizam exercícios individuais sobre 3 dos textos previamente esquematizados, com consulta.
Ensino presencial.

Método de avaliação

Avaliação contínua das aulas práticas (50%): cada aluno realizará 6 trabalhos escritos em aula para avaliação: 3 esquemas de textos das leituras obrigatórias, em grupo, e 3 exercícios escritos individuais sobre outros textos também previamente esquematizados. A classificaçao das aulas práticas é a média dos 4 melhores trabalhos, em que 2 são obrigatoriamente exercícios individuais. Teste escrito individual e presencial no final do semestre (50%)

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