
Sociologia das Inovações - 2. semestre
Código
711081070
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
6
Professor responsável
Helena Serra
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
1. Capacidade de reflectir sobre as dinâmicas sociais da mudança e inovação, com ênfase no caso português;
2. Capacidade de análise a partir das teorias sociológicas, na sua relação com outras áreas disciplinares, sobre a mudança e inovação, com particular ênfase nas organizações;
3. Capacidade de reflexão sobre a capacidade inovadora das organizações, identificando os processos sociais associados, nomeadamente os de criação de novas ideias, os actores organizacionais envolvidos, as condicionantes organizacionais e a extensão da inovação;
4. Conhecimento em profundidade, numa óptica analítica, reflexiva e crítica, dos aspectos acima referidos, tendo em conta as transformações complexas com que hoje se debatem as sociedades e as organizações, em sociedades cada vez mais globais que enfrentam importantes desafios;
5. Capacidade de aplicação das teorias e conceitos a situações e contextos sociais concretos;
6. Capacidade de comunicação rigorosa e significativa do conhecimento.
Pré-requisitos
Ter concluído um mínimo de 48 créditos ECTS
Conteúdo
Inovação e mudança organizacional
1. As dimensões sociais da inovação em contexto organizacional
2. Definindo Inovação
3. Tipos de inovação
4. Níveis de análise e suas dimensões
Teorias e perspectivas da mudança e inovação
1. Tipo de mudança e intervenção
2. Quadros teóricos de referência em torno da mudança e inovação
2.1 Teorias da evolução e do ciclo de vida
2.2. Teorias Institucionais
2.3. O cognitivismo simbólico
2.4. Teoria Actor-Rede
Os modelos de inovação organizacional
1. Modelos individuais
2. Modelos estratégicos/estruturais
3. Modelos decisionais
4. Modelos de difusão/adopção
5. Modelos integrativos
A Inovação como processo social
1. A criação de novas ideias
2. Os actores organizacionais da inovação
3. Determinantes organizacionais da inovação
4. A extensão da inovação
Inovação Organizacional em Portugal
1. Especificidades do contexto português
2. Políticas de apoio à inovação
3. O caso das empresas de base tecnológica
Bibliografia
Cardoso, Gustavo (2005) Sociedades em Transição para a Sociedade em Rede, in Manuel Castells e Gustavo Cardoso (org.) A Sociedade em Rede: do conhecimento à acção política. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, pp 31-64.
Cunha, M.P.; Rego, A.; Cunha, R.C. & Cabral-Cardoso, C. (2003). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa: RH.
Ferreira, J.M.C.; Neves, J. & Caetano, A. (2001). Psicossociologia das Organizações. Lisboa: McGraw-Hill
Lisboa, Manuel (2002) A indústria portuguesa e os seus dirigentes: crescimento na 2ª metade do século XX e potencial de inovação das funções capitalista, empresarial e de gestão. Lisboa: Educa.
Poole, Marshall Scott e Andrew H. Van de Ven (ed.) (2004) Handbook of Organizational Change and Innovation. Oxford: Oxford University Press.
Método de ensino
METODOLOGIA DE ENSINO:
Aulas Teóricas (50%): exposição de conteúdos de natureza teórica, pelo docente; apresentação de temas por parte dos alunos.
Aulas Práticas (50%): Construção de um projecto de empresa e análise de textos e/ou casos práticos fornecidos pelo docente.
Ensino presencial.
Método de avaliação
. Apresentação oral, em grupo, sobre um tema (15%)
. Apresentação e discussão do projeto de empresa, e dos casos práticos. (40%). O projeto deverá ser entregue por escrito uma semana depois de apresentado na aula.
. Prova escrita individual sobre a totalidade da matéria. (45%).