
Sociologia Histórica - 2. semestre
Código
711081078
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
6
Professor responsável
Jorge Miguel Pedreira
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português sem apoio tutorial em LE
Objectivos
1. Compreensão da historicidade inerente ao objecto de estudo da Sociologia, de modo a superar a dicotomia de senso comum entre História como ciência do singular e Sociologia como ciência do recorrente;
2. Conhecimento das perspectivas fundamentais da Sociologia Histórica: mudanças sociais na longa duração e análise comparativa;
3. Compreensão das modernidades através da sua génese, partindo do pressuposto de uma causalidade sociológica complexa e histórica;
4 Capacidade de comunicar conhecimento sociológico de natureza histórica, de modo rigoroso e significativo.
Pré-requisitos
Ter concluído um mínimo de 48 créditos ECTS
Conteúdo
1. Fundamentos de uma sociologia histórica.
2. A construção da(s) modernidade(s).
2.1. A modernidade ocidental e as múltiplas modernidades.
2.2. O capitalismo.
2.2.1. A formação histórica do capitalismo. A acçaõ capitalista e o espírito do capitalismo.
2.2.2. Mercados e economias-mundo.
2.2.3. As revoluções industriais, a Grande Transformação e o papel dos estados na construção e na regulação da ordem social capitalista.
2.3. O Estado.
2.3.1. Racionalização, burocratização e monopólio da coerção legítima.
2.3.2. A sociogénese do Estado. Da Casa Real ao Estado moderno
2.3.3. O Estado moderno e as revoluções sociais e políticas.
2.3.4. Vias de modernização política.
2.4. A nação e os nacionalismos.
2.4.1. As teorias modernistas e as teorias primordialistas:
2.4.2. A identidade nacional
2.4.2. Mudanças sociopolíticas e transformações históricas do nacionalismo.
3. A agenda e as perspectivas actuais da Sociologia Histórica
Bibliografia
Abrams, P. (1982). Historical sociology. Ithaca: Cornell University Press.
Barrington Moore Jr. (2010). As origens sociais da ditadura e da democracia. Lisboa: Edições 70.
Braudel, F. (1992). A dinâmica do capitalismo. Lisboa: Teorema.
Eisenstadt, S.N. (2007). Múltiplas Modernidades: Ensaios. Lisboa: Livros Horizonte.
Elias, N. (1989). O processo civilizacional: Investigações sociogenéticas e psicogenéticas. Vol 1. Lisboa: Presença.
Hobsbawm, E. (2004). A questão do nacionalismo. Lisboa: Terramar.
Polanyi, K. (2012). A grande transformação. Lisboa: Edições 70.
Skocpol, T. (1985). Estados e revoluções sociais: Análise comparativa da França, Rússia e China. Lisboa: Presença.
Smith,A.D. (2001). Nacionalismo, Lisboa, Teorema.
Weber, M. (1983). A ética protestante e o espírito do capitalismo. Lisboa: Presença.
Método de ensino
As aulas teóricas, apoiadas nas leituras, transferem o conhecimento e promovem a compreensão sobre todos os tópicos do programa (objectivos 1 a 3). As aulas práticas, além de apoiarem e avaliarem a compreensão das leituras obrigatórias (objectivos 1 a 3), promovem e avaliam a comunicação rigorosa e significativa dos conhecimentos adquiridos (objectivo 4). O teste escrito final avalia as aquisições em todos os objectivos da unidade curricular.
Método de avaliação
A avaliação incide sobre os exercícios das aulas práticas (média das cinco melhores classificações) (40%), e uma prova escrita presencial individual sobre toda a matéria no final do semestre (60%).