Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Cultura Portuguesa do Século XIX - 1. e 2. semestre

Código

711091108

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Estudos Portugueses

Créditos

6

Professor responsável

António Martins Gomes, António Martins Gomes

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Promover a aquisição de conhecimentos abrangentes do contexto histórico e cultural da Europa oitocentista, ao longo de um período bastante fértil em revoluções políticas e transformações sociais.
2. Transmitir um conjunto de saberes fundamentais na cultura portuguesa do Século XIX, em áreas tão diversificadas como literatura, arte, filosofia, política e ciência.
3. Desenvolver a reflexão sobre o modo como os diversos movimentos ideológicos oitocentistas contribuíram para uma profunda mudança social através do regime liberal e do laicismo.
4. Desenvolver as capacidades de leitura dos textos oitocentistas, apresentados durante o semestre numa evolução cronológica, e de interpretação dos mesmos aos níveis temático e conjuntural.
5. Motivar a participação activa do aluno na abordagem da matéria proposta e na identificação do conteúdo dos textos analisados.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

I – Liberalismo
1 – O constitucionalismo
2 – A educação romântica
3 – A laicização

II – Positivismo
1 – A crítica política e social
2 – A felicidade através da ciência
3 – O anticlericalismo

III – Decadência
1 – O republicanismo
2 – O Ultimato inglês
3 – O pessimismo

Bibliografia

BONIFÁCIO, Maria de Fátima, O Século XIX Português, Lisboa, ICS - Universidade de Lisboa, 2002.
CATROGA, Fernando. 1977. “Os inícios do positivismo em Portugal. O seu significado político-social”. Separata da Revista de História das Ideias, I. Coimbra, 287-394.
FRANÇA, José-Augusto. 1993. O Romantismo em Portugal – Estudo de factos socioculturais. 2ª ed.. Lisboa, Livros Horizonte.
PIRES, António Machado. 1980. A ideia de decadência na Geração de 70. Ponta Delgada, Instituto Universitário dos Açores.
PIRES, António Machado. 1975.O Século XIX em Portugal. Cronologia e Quadro de Gerações, Lisboa, Livraria Bertrand.
MACHADO, Álvaro Manuel. 1981. A Geração de 70 – uma revolução cultural e literária, 2ª. ed. (1ª ed. 1977). Lisboa, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa.
MATTOSO, José (dir.). 2011. História da vida privada em Portugal – A época contemporânea. Lisboa: Temas e Debates.
SERRÃO, Joel. 1959 e 1978. Temas oitocentistas, I e II. Lisboa, Livros Horizonte.

Método de ensino

Ao longo do semestre, pretende-se desenvolver as competências e as práticas de pesquisa dos alunos em torno da cultura portuguesa oitocentista. Para isso, os estudantes são motivados a participar tanto nas aulas teóricas como nas práticas, bem como a fazer leitura e interpretação de textos com ortografia oitocentista. Como complemento auxiliar à compreensão da matéria abordada, há uma utilização equilibrada de recursos em suporte visual (pintura e fotografia), estando prevista uma visita de estudo ao cemitério dos Prazeres, um “jardim de pedra” que marca a importância crescente do laicismo, da saúde pública e da morte, para além do seu destaque na arte funerária e na evocação de personalidades que ali têm a sua morada final.

Método de avaliação

O método de avaliação consiste num teste de frequência (60%) e na elaboração de um trabalho escrito ou uma apresentação oral (40%).

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