Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Cultura Portuguesa do Século XX - 1. e 2. semestre

Código

711091109

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Estudos Portugueses

Créditos

6

Professor responsável

António Martins Gomes, Clara Maria Abreu Rowland

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Pretende-se desenvolver competências de compreensão e produção, a nível escrito e oral, e consolidar capacidades de reflexão e de argumentação aplicadas ao estudo da literatura, da cultura e das relações interartes. A capacidade de constituição de relações e problemas teóricos será trabalhada a partir do estudo das obras seleccionadas e do tópico proposto. Particular relevo será dado ao diálogo interdisciplinar.

Pré-requisitos

Não se aplica

Conteúdo

O programa incidirá sobre as relações entre diferentes artes na cultura portuguesa do século XX a partir de diferentes formas de representação da escrita e da literatura no cinema. Num primeiro momento, consideraremos alguns documentários sobre escritores e obras literárias, ou filmes, como Ruínas, de Mozos, que levantam questões que ganham em ser lidas nesse quadro, com o objectivo de interrogar, no mesmo gesto, a representação da literatura e os problemas que a escrita levanta para o cinema. Em seguida, consideraremos as relações entre cinema e literatura a partir de três blocos maiores: 1) Camilo Castelo Branco na obra de Manoel de Oliveira: problemas e derivações; 2) a carta de Robert Desnos no cinema de Pedro Costa; 3) o cinema na obra de Carlos de Oliveira e a obra de Carlos de Oliveira no cinema.

Bibliografia

AA.VV. (2009) Cem Mil Cigarros. Os filmes de Pedro Costa. Coord. edit. de Ricardo Matos Cabo. Lisboa: Orfeu Negro.
BAPTISTA, Tiago (2008) A Invenção do Cinema Português. Lisboa: Tinta da China.
GRILO, João Mário (2006) O Cinema da Não-ilusão. Histórias para o cinema português. Lisboa: Livros Horizonte.
Guerreiro, Fernando. Cinema El dorado: cinema e modernidade. Colibri, 2015.
Gusmão, Manuel, Finisterra. O Trabalho do Fim: reCitar a Origem. Angelus Novus, 2009.
Lavin, Mathias, La Parole et le lieu: le cinéma de Manoel de Oliveira. Presses Universitaires de Rennes, 2008.
Lupi Bello, Maria do Rosário, Narrativa literária e narrativa fílmica: o caso de Amor de Perdição. Fundação Calouste Gulbenkian, 2005.
Preto, António. Manoel de Oliveira: o cinema inventado à letra. Público/Fundação Serralves, 2008.
Rowland, Clara & Bértolo, José (eds.). A Escrita do Cinema: ensaios. Documenta, 2015.
Rowland Clara & Conley, Tom (eds.). Falso Movimento: estudos sobre escrita e cinema. Cotovia, 2016.

Método de ensino

Aulas expositivas com componente integrada de discussão.

Método de avaliação

A avaliação será feita a partir da média ponderada de três elementos obrigatórios: os alunos deverão fazer dois exercícios escritos e um trabalho temático sobre um ponto do programa.

Cursos