
Introdução aos Estudos Literários - 2. semestre
Código
711091111
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
6
Professor responsável
Clara Maria Abreu Rowland
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se desenvolver competências de compreensão e produção, a nível escrito e oral, e consolidar capacidades de reflexão e de argumentação aplicadas ao estudo da literatura. A capacidade de constituição de relações e problemas teóricos será trabalhada a partir do estudo das obras seleccionadas e do tópico proposto. Particular relevo será dado ao diálogo interdisciplinar.
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
O programa foi desenhado para fornecer vocabulário e instrumentos críticos essenciais para o estudo da literatura a partir da discussão de um conjunto de representações de ideias de literatura em textos literários e objectos artísticos. Num primeiro momento, consideraremos algumas questões básicas em torno da noção de literatura e do seu estudo a partir da análise e discussão de um conjunto variado de textos e objectos centrados na figura da carta, permitindo identificar e interrogar problemas específicos colocados pelo estudo da poesia e da ficção. Posteriormente, algumas dessas questões serão aprofundadas numa leitura crítica intensiva de alguns exemplos: textos de Franz Kafka, Robert Louis Stevenson, Henry James e Stefan Zweig.
Bibliografia
POE, Edgar Allan, The Purloined Letter (trad. port. A Carta Roubada, in Histórias Extraordinárias, Mem Martins: Europa-América, 1998)
CONAN DOYLE, Arthur, The Five Orange Pips (trad. port. Os cinco caroços de laranja, in As Aventuras de Sherlock Holmes, Mem Martins: Europa-América, 1986)
MAUPASSANT, Guy de, Lettre dun Fou, Contes et Nouvelles 1884-1890, Paris: Robert Laffont, 1988, pp. 515-520.
CORTÁZAR, Júlio, Carta a una señorita en París (trad. port. Carta a uma rapariga em Paris, in Bestiário, Lisboa: Dom Quixote, 1986).
KAFKA, Franz, A Sentença, in Os Contos. 1º Vol., Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.
KAFKA, Franz, Carta ao Pai, Lisboa, Relógio dÁgua, 2004.
STEVENSON, Robert L., Dr. Jekyll and Mister Hyde (trad. port. O Estranho Caso do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde e outros contos, trad. Jorge Pereirinha Pires, Lisboa: Assírio & Alvim, 2007.
JAMES, Henry, The Turn of the Screw (trad. port. A Volta no Parafuso, Lisboa, Relógio dÁgua, 2003.
Método de ensino
Aulas expositivas com componente integrada de discussão.
Método de avaliação
A avaliação será feita a partir da média ponderada de três elementos obrigatórios: os alunos deverão fazer dois exercícios escritos e um trabalho temático sobre um ponto do programa.