Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Introdução aos Estudos Literários - 2. semestre

Código

711091111

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Estudos Portugueses

Créditos

6

Professor responsável

Clara Maria Abreu Rowland

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Pretende-se desenvolver competências de compreensão e produção, a nível escrito e oral, e consolidar capacidades de reflexão e de argumentação aplicadas ao estudo da literatura. A capacidade de constituição de relações e problemas teóricos será trabalhada a partir do estudo das obras seleccionadas e do tópico proposto. Particular relevo será dado ao diálogo interdisciplinar.

Pré-requisitos

Não se aplica

Conteúdo

O programa foi desenhado para fornecer vocabulário e instrumentos críticos essenciais para o estudo da literatura a partir da discussão de um conjunto de representações de ideias de literatura em textos literários e objectos artísticos. Num primeiro momento, consideraremos algumas questões básicas em torno da noção de literatura e do seu estudo a partir da análise e discussão de um conjunto variado de textos e objectos centrados na figura da carta, permitindo identificar e interrogar problemas específicos colocados pelo estudo da poesia e da ficção. Posteriormente, algumas dessas questões serão aprofundadas numa leitura crítica intensiva de alguns exemplos: textos de Franz Kafka, Robert Louis Stevenson, Henry James e Stefan Zweig.

Bibliografia

POE, Edgar Allan, “The Purloined Letter” (trad. port. “A Carta Roubada”, in Histórias Extraordinárias, Mem Martins: Europa-América, 1998)
CONAN DOYLE, Arthur, “The Five Orange Pips” (trad. port. “Os cinco caroços de laranja”, in As Aventuras de Sherlock Holmes, Mem Martins: Europa-América, 1986)
MAUPASSANT, Guy de, “Lettre d’un Fou”, Contes et Nouvelles 1884-1890, Paris: Robert Laffont, 1988, pp. 515-520.
CORTÁZAR, Júlio, “Carta a una señorita en París” (trad. port. “Carta a uma rapariga em Paris”, in Bestiário, Lisboa: Dom Quixote, 1986).
KAFKA, Franz, “A Sentença”, in Os Contos. 1º Vol., Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.
KAFKA, Franz, Carta ao Pai, Lisboa, Relógio d’Água, 2004.
STEVENSON, Robert L., Dr. Jekyll and Mister Hyde (trad. port. O Estranho Caso do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde e outros contos, trad. Jorge Pereirinha Pires, Lisboa: Assírio & Alvim, 2007.
JAMES, Henry, The Turn of the Screw (trad. port. A Volta no Parafuso, Lisboa, Relógio d’Água, 2003.

Método de ensino

Aulas expositivas com componente integrada de discussão.

Método de avaliação

A avaliação será feita a partir da média ponderada de três elementos obrigatórios: os alunos deverão fazer dois exercícios escritos e um trabalho temático sobre um ponto do programa.

Cursos