
Literatura Portuguesa dos Séculos XVII e XVIII - 1. semestre
Código
711091114
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
6
Professor responsável
Teresa Araújo
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Perspectivar e problematizar as teorizações poéticas e retóricas portuguesas produzidas nos séculos XVII e XVIII à luz do pensamento europeu.
b) Elaborar estudos críticos sobre obras poéticas compostas à luz dos dois paradigmas estéticos (Barroco e Neoclassicismo).
c) Reflectir criticamente, do ponto de vista formal e temático, sobre a produção dramática dos períodos em referência.
d) Planificar, desenvolver e discutir trabalhos de investigação sobre obras do Barroco e do Neoclassicismo português, utilizando os instrumentos teóricos e metodológicos adequados.
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
1. Reflexão crítica sobre os percursos da teorização epocal: da consagração do discurso engenhoso (Francisco Leitão Ferreira, Nova Arte de Conceitos) à apologia da racionalidade estética e a definição do bom gosto, pela mão da Arcádia Lusitana.
2. Perspectivação temática e formal de itinerários poéticos: da composição espectacular e lúdica dos autores barrocos, à criação em busca do equilíbrio e da utilidade dos escritores da Arcádia Lusitana.
3. Perspectivação temática e formal de itinerários dramáticos: da produção barroca para além d O Fidalgo Aprendiz (Auto del Nacimiento de Cristo y Edicto del Emperador Augusto César, de Francisco Rodrigues Lobo, e Dialogo Gracioso, de Pedro Salgado, representativas de um importante acervo), à elaboração da tragédia cívica e da comédia burguesa, na segunda metade do século XVIII.
Bibliografia
ARAÚJO, Ana Cristina (2003). A Cultura das Luzes em Portugal, Lisboa, Horizonte.
CAMÕES, José (dir.). Teatro de Autores Portugueses do Século XVII, Centro de Estudos do Teatro, Universidade de Lisboa, http://www.cet-e-seiscentos.com.
CASTRO, Aníbal Pinto de (2008). Retórica e Teorização Literária em Portugal. Do Humanismo ao Neoclassicismo, 2ª ed., Lisboa, Imp. Nac. C. da Moeda.
CRUZ, Duarte Ivo (2001). História do Teatro Português, Lisboa, Relógio dÁgua.
CUADRADO, Perfecto E. (1998). Poesia Portuguesa do Século XVIII. Estudo e Antologia, Santiago de Compostela, Laiovento.
GARÇÃO, Correia (1982). Obras Completas, II. Prosas e Teatro, 2.ª ed., Lisboa, Liv. Sá da Costa.
HATHERLY, Ana (1997). O Ladrão Cristalino, Lisboa, Cosmos.
MARAVALL, José Antonio (2002). La cultura del Barroco, 9ª. ed., Barcelona, Ariel.
PIRES, Maria Lucília Gonçalves (2003). Poetas do período barroco, Lisboa, Edições Duarte Reis.
Método de ensino
Aulas teóricas: 50%. Aulas práticas: 50%.
Exposição teórica sobre os diferentes pontos do programa. Leitura crítica dos textos com os estudantes. Orientação tutorial, tendo em vista a elaboração do trabalho de investigação.
Método de avaliação
Método de avaliação
1 teste 60%; 1 trabalho 30%; Assiduidade e/ou participação 10%.
Os estudantes-trabalhadores devem entrar em contacto com a docente nas duas primeiras semanas de aulas para poderem estabelecer um programa individual de trabalho.