
Tópicos de Cultura Portuguesa Contemporânea
Código
711091123
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Identificar e distinguir as várias problemáticas da cultura portuguesa;
Questionar as várias matérias analisadas;
Recriar as grandes problemáticas culturais portuguesas dos séculos XIX, XX e XXI;
Analisar criticamente a bibliografia utilizada.
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
De 1808 a 1834: a Revolução Liberal
A aristocracia de corte e as nobrezas
O Reformismo
A tendência para a laicização
Os heróis do Liberalismo
O Romantismo
De 1834 a 1890: eleições e rotativismo
Em busca de um novo Império
A emigração
O surgimento da classe média e da classe operária
A nova cultura burguesa
De 1890 a 1930: adeus ao Liberalismo
A I República e a I Guerra Mundial
O Modernismo
O cinema
De 1930 a 1974: o Portugal salazarista
O que foi o salazarismo
A irrupção do PCP
A idade de ouro do cinema português
A rádio e a televisão
As tertúlias literárias
De 1974 a 2015: Revolução e desilusão
Em que consistiu o 25 de Abril
Saramago, Lobo Antunes e Lídia Jorge: o Novo Romance Português
Portugal na CEE e a União Europeia
Do consumismo dos anos 90 à desilusão dos primórdios do século XXI
Correntes literárias com a irrupção do novo milénio
Bibliografia
História da Vida Privada em Portugal, Os Nossos Dias, direção de José Mattoso, Lisboa, Temas e Debates, 2011
Telo, António José, História Contemporânea de Portugal, do 25 de Abril à Actualidade, volume II. Lisboa, Editorial Presença, 2008
História de Portugal, Rui Ramos/ coordenação, Lisboa, Esfera dos Livros, 2009
História das Ideias Políticas, volume II, vários. Lisboa, Editorial Presença, 2001
Ferin, Isabel, Comunicação e Culturas do Quotidiano, Lisboa, Quimera, 2002
Lipovetsky, Gilles, O Ocidente Mundializado/Controvérsia sobre a Cultura Planetária, Lisboa, Edições 70, 2011
História Contemporânea de Portugal: 1808-2010 (5 volumes), direção António Costa Pinto e Nuno Gonçalo Monteiro, Lisboa, Objectiva, 2014
Método de ensino
Os conteúdos teóricos da unidade curricular serão expostos durante a primeira parte da aula.
Numa segunda parte haverá uma interacção de modo a que os discentes possam participar.
Método de avaliação
A avaliação compreende dois testes escritos, o primeiro a meio do semestre e o segundo no final (50 % cada um).