
Inglês para Fins Profissionais - 1. e 2. semestre
Código
711121069
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos
Créditos
6
Professor responsável
Carolyn Leslie, Carolyn Leslie
Horas semanais
4
Língua de ensino
Objectivos
O aluno deve
a) ser capaz de escrever o seu próprio CV e resumo
b) saber como responder a um anúncio de emprego e a uma candidatura a cursos académicos/profissionais
c) ser capaz de lidar com entrevistas realizadas em inglês
d) saber como fazer uma apresentação profissional utilizando o inglês, incluindo a leitura de textos em voz alta
e) ser capaz de apresentar colegas e outras pessoas, saber abordar apropriadamente outros profissionais
f) ser capaz de participar ativa, eficaz e apropriadamente em reuniões
g) desenvolver as competências necessárias para escrever com coerência e precisão textos ligados ao
trabalho relatórios, propostas, emails, actas, resumos e sumários utilizando o género e o registo apropriado e com um alto grau de correção linguística
h) ser sensível a e saber lidar com questões e situações interculturais
i) ter consciência do uso do inglês como língua franca em contextos internacionais e/ou de L2
j) aprofundar as suas capacidades e competências linguísticas.
Pré-requisitos
Conteúdo
O curso abrange as seguintes áreas:
inglês no local de trabalho
CVs e resumos; cartas/emails de apresentação; ´personal statements´; perfis públicos (LinkedIn, Proz.com, entre outros); formulários de candidatura
competências específicas para entrevistas de emprego e/ou ´assessment centres´; reuniões de avaliação de desempenho
competências e técnicas de apresentação; apresentar em inglês; ler em voz alta e pronúncia; etiqueta e
competências comportamentais em reuniões; questões de formalidade e adequação a diferentes
circunstâncias textos escritos: relatórios, propostas, sumários, resumos, ordens de trabalho e actas; descrição de dados e estatísticas; questões de registo linguístico questões interculturais; o uso do inglês como ´língua franca´.
Bibliografia
Barrett, B., & Sharma, P. (2010). Networking in English. Oxford: Macmillan.
Brieger, N. (2011). Business Writing B1C2. London: Collins.
Cotton, D., Falvey, D. & Kent, S. (2010). Market Leader Upper Intermediate. Harlow: Pearson Longman.
Craven, M. (2008). Real Listening and Speaking 4. Cambridge: Cambridge University Press.
Downes, C. (2008). Cambridge English for Job Hunting. Cambridge: Cambridge University Press.
Emmerson, P. (2002). Business English Frameworks. Cambridge: Cambridge University Press.
Emmerson, P. (2003). Email English. Oxford: Macmillan.
Emmerson, P. (2006). Essential Business Grammar Builder. Oxford: Macmillan.
Mascull, B. (2002). Business Vocabulary in Use. Cambridge: Cambridge University Press.
Williams, E. J. (2008). Presentations in English. Oxford: Macmillan.
Método de ensino
A u.c. segue uma metodologia baseada em tarefas e resolução de problemas, centrando-se
sobretudo nas competências de escrita e oralidade. Cada tema é precedido por discussão inicial em grupo, baseada na experiência pessoal e em leituras, visualizações e pesquisa prévias. Seguem-se
tarefas personalizadas, individuais ou em grupo, em contextos relevantes. Os resultados das tarefas serão sujeitos a revisão, correção e comentário, pelo docente e pelos pares. Recorrer-se á frequentemente à internet.
A língua de ensino é o inglês. Os alunos devem ter um nível mínimo de B2/C1 do QERCL.
Método de avaliação
A avaliação será contínua. As competências de escrita terão um peso de 50% e as de oralidade de 50%. A avaliação escrita basear-se-á em trabalhos escritos solicitados e realizados ao longo do semestre e em um teste escrito final, feito em aula. A avaliação da competência de oralidade consistirá em curtas tarefas orais, desempenho de papéis e apresentações.
Presença obrigatória em 66% das aulas dadas.