
Linguística Espanhola - 1. semestre
Código
711131022
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
6
Professor responsável
Ana Maria Lavadinho Madeira
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
a) Aprender a descobrir autonomamente as possibilidades que um estudo sob uma perspetiva linguística pode proporcionar para um melhor conhecimento de uma língua estrangeira
b) Adquirir noções de linguística que permitam potenciar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Espanhol.
c) Adquirir conhecimento das estruturas e modos de funcionamento do espanhol.
d) Explorar dados fonéticos, fonológicos, morfossintáticos, lexicais, semânticos, pragmáticos e discursivos, a partir dos conhecimentos adquiridos.
e) Desenvolver a capacidade de refletir sobre diferenças entre o espanhol e outras línguas, por um lado, e entre variedades do espanhol, por outro.
Pré-requisitos
n/a
Conteúdo
1. Conceitos introdutórios.
2. Características fonéticas e fonológicas do espanhol.
3. Morfologia: a estrutura das palavras e processos de formação de palavras. Flexão nominal e verbal. Características de algumas classes de palavras.
4. O léxico e a estrutura da frase.
5. Descrição de algumas construções características do espanhol: propriedades sintáticas, semânticas e pragmáticas.
6. Variedades dialectais de Espanha e da América Hispânica. O espanhol em contacto com outras línguas nacionais.
Bibliografia
AZEVEDO, M. (2009) Introducción a la Lingüistica Española, 3ª ed. Prentice Hall.
BOSQUE, I. & V. DEMONTE (1999) Gramática Descriptiva de la Lengua Española. Madrid: Espasa.
HUALDE, J. I., A. Olarrea & E. O´Rourke (orgs.) (2012) The Handbook of Hispanic Linguistics. Wiley-Blackwell.
HUALDE, J. I., A. Olarrea, A. M. Escobar, C. E. Travis (2010) Introducción a la Lingüística Hispánica (2ª ed.). Cambridge University Press.
HUALDE, J. I. (2005) The Sounds of Spanish. Cambridge: Cambridge University Press.
KING, L. D. & M. Suñer (2007) Gramática Española: Análisis y Práctica. New York: McGraw-Hill Higher Education.
MAR-MOLINERO, C. (1997) The Spanish-Speaking World: A Practical Introduction to Sociolinguistic Issues. Routledge.
MARQUEZ REITER, R. & M.-H. PLACENCIA (2005) Spanish Pragmatics. Palgrave Macmillan.
PALACIOS, A. (coord.) El Español en América: Contactos Lingüísticos en Hispanoamérica. Barcelona: Editorial Ariel.
Método de ensino
Aulas teóricas (60%), com exposição dos principais conteúdos do programa e valorização da participação ativa dos alunos. Aulas práticas (40%), com exercícios de descrição e análise de dados linguísticos e resolução de problemas.
Ensino presencial
Método de avaliação
(a) Fichas de exercícios presenciais (20%)
(b) Dois testes escritos (80%)