
Introdução às Ciências da Linguagem - 1. semestre
Código
711131043
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
6
Professor responsável
Clara Nunes Correia, Helena Topa Valentim, Maria do Céu Caetano, Raquel Fonseca Amaro
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
1. Reconhecer a linguagem como atividade cognitiva;
2. Distinguir os conceitos de língua e de linguagem
3. Adquirir os mecanismos que permitam a descrição das línguas naturais;
4. Desenvolver de forma adequada as diferentes ferramentas que permitem a análise e descrição das línguas humanas;
5. Estabelecer pontos de diferença e de semelhança entre línguas;
6. Interrelacionar pontos de proximidade entre as ciências da linguagem e outras áreas de conhecimento (filosofia, psicologia, sociologia, literatura, ...)
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1.Linguagem como atividade cognitiva: falar/ouvir/perceber:
a.as origens da linguagem: das evidências não-linguísticas às evidências linguísticas;
b.como e por que é que se fala: a faculdade da linguagem;
c. o conceito de língua materna e os modelos de aquisição da linguagem;
2.Manifestações da linguagem: linguagem verbal e linguagem gestual;
3. As línguas naturais: níveis de análise linguística;
4. Descrição das línguas naturais:
a. as gramáticas das línguas - gramáticas normativas e gramáticas descritivas; b. norma e desvios: gramaticalidade, aceitabilidade e agramaticalidade;
5. Abordagens interdisciplinares em Ciências da Linguagem
Bibliografia
Aronoff, Mark & Janie Rees-Miller (eds), 2003. The Handbook of Linguistics, MA/Oxford: Blackwell Publishers.
Costa, João & Ana Lúcia Santos, 2002. A falar como os bebés. Lisboa: Caminho.
Crystal, David, 2010. A Little book of Language. New Haven and London: Yale University Press.
Duarte, Inês, 2000. Língua Portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Faria, Isabel Hub et al (orgs),1996. Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Fromkin, V.; R. Rodman & N. Hyams, [2003] 2007. An Introduction to Language. Belmont: Thomson Wadsworth.
Lima, J. Pinto, 2006. Pragmática Linguística. Lisboa: Caminho.
Lopes, A.C. & G. Rio-Torto, 2007. Semântica. Lisboa: Caminho.
Yaguello, Marina, 2006. Les Langues imaginaires. Paris: Seuil.
Método de ensino
A UC caracteriza-se por ser de âmbito teórico-prático. Assim, a partir de uma calendarização inicial prevê-se que exista uma combinação tendencialmente equilibrada de aulas práticas e aulas de exposição (teóricas). No início do semestre os estudantes ficarão com essa informação disponível.
Método de avaliação
Como avaliação de conhecimentos, prevê-se a realização de duas provas presenciais . Estas provas terão a ponderação de 80% no total da avaliação da UC. Simultaneamente propor-se-á a realização de trabalhos autónomos (com caráter não obrigatório) que servirão como suporte ao trabalho desenvolvido em aula. A ponderação dos trabalhos realizados será de 20% da nota final.
Cursos
- Tradução
- Estudos Portugueses
- Ciências da Linguagem
- Estudos Espanhóis e Alemães
- Estudos Portugueses e Alemães
- Estudos Ingleses e Norte-Americanos
- Estudos Ingleses e Espanhóis
- Estudos Franceses e Alemães
- Estudos Portugueses e Espanhóis
- Estudos Ingleses e Franceses
- Estudos Portugueses e Ingleses
- Estudos Ingleses e Alemães
- Estudos Portugueses e Franceses
- Ciências da Linguagem
- Estudos Franceses e Espanhóis