
Fonética - 2. semestre
Código
711131049
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
6
Professor responsável
António H. F. P. A. Emiliano
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final da disciplina os alunos devem: 1) compreender a especifidade do objecto da Fonética e seu lugar no âmbito da Linguística; 2) compreender a natureza abstracta do segmento fonético face às produções linguísticas dos falantes; 3) compreender a constituição do aparelho fonador e o funcionamento dos seus componentes básicos; 4) dominar as bases da classificação articulatória dos segmentos; 5) saber descrever segmentos fonéticos a partir de uma grelha reduzida de parâmetros articulatórios; 6) saber classificar segmentos fonéticos a partir de etiquetas articulatórias normalizadas; 7) dominar critérios gerais de transcrição fonética com o International Phonetic Alphabet; 8) conhecer o inventário fonético do português europeu padrão; 9) conhecer as bases um sistema de traços fonéticos para codificação da informação fonética numa descrição fonológica; 10) compreender conceitos básicos de Acústica e os fundamentos da análise espectrográfica dos sons da fala.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1. A cadeia da fala e o conceito de segmento.
2. Descrição geral do tracto vocal supralaríngeo e seu funcionamento.
3. Parametros gerais de taxinomia fonética e sua relevância linguística.
4. Princípios gerais de transcrição fonética de acordo com as convenções e recomendações do International Phonetic Association (IPA).
5. Descrição da fonética segmental do português europeu inventário fonético e prática da transcrição fonética.
6. Introdução à teoria dos traços distintivos.
7. Fonética acústica: noções básicas de Acústica e de teoria acústica da produção de fala.
Bibliografia
ARONOFF & REES-MILLER, Eds. (2000): The Handbook of Linguistics, Oxford: Blackwell Publishers.
ASHBY & MAIDMENT (2005): Introducing Phonetic Science, Cambridge: C. Univ. Press.
BALL & RAHILLY (1999): Phonetics: The Science of Speech, London: Arnold.
EMILIANO, A. (1999). Fonética do Português Euroepeu: Descrição e Transcrição, Lisboa: Editores.
HARDCASTLE & LAVER, Eds. (1999): The Handbook of Phonetic Sciences, Oxford: Blackwell.
INTERNATIONAL PHONETIC ASSOCIATION (1999): Handbook of the International Phonetic Association, Cambridge: C. Univ. Press.
LADEFOGED, P. (1962): Elements of Acoustic Phonetics, Chicago, The Univ. of Chicago Press.
LADEFOGED, P. (2001): Vowels and Consonants: An introduction to the sounds of language, Oxford: Blackwell.
LADEFOGED & JOHNSON (2011): A Course in Phonetics, 6th ed.
LAVER, J. (1994): Principles of Phonetics, Cambridge, C. Univ. Press.
MATEUS, FALÉ & FREITAS (2005): Fonética e Fonologia do Português, Lisboa: Universidade Aberta.
Método de ensino
- Aulas: apresentação magistral dos conteúdos do programa, com possibilidade irrestrita de participação dos alunos.
- Apoio bibliográfico: sumários, documentos de apoio, slides usados nas aulas, hiperligações diversas, textos de apoio, fórum de dúvidas disponíveis no MOODLE da FCSH.
- Acompanhamento: aulas de dúvidas, recapitulação ou exercícios, reuniões de atendimento, respostas a dúvidas dos alunos por e-mail, e-messaging ou vídeo-conferência.
Método de avaliação
- Avaliação: 1 prova final com resposta a 4 perguntas escolhidas dum conjunto de ca. 20; trabalho opcional de recensão crítica, 25% ou 30% da nota final; pequenos trabalhos opcionais (1 ou 2 págs. impressas) sobre tópico abordado nas aulas, 5% ou 10% da nota final; intervenção planificada opcional de 15-20 minutos, 10% ou 15% da nota final; a ponderação destes elementos depende da classificação obtida (i.e. menos de 15 valores ou 15 ou mais valores).