Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Morfologia - 2. semestre

Código

711131051

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Linguística

Créditos

6

Professor responsável

Maria do Céu Caetano

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final desta unidade curricular os estudantes deverão:
a) Conhecer os conceitos básicos e os princípios teóricos fundamentais em morfologia;
b) Identificar e descrever os processos da flexão, da derivação e da composição;
c) Possuir algumas competências de análise da estrutura interna das palavras complexas;
d) Saber distinguir os processos de formação de palavras da criação de palavras.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

Introdução: o estudo da morfologia nas perspetivas estruturalista e generativista;
Delimitação das unidades de análise morfológica: morfema, morfe e alomorfe; palavra (simples e complexa), afixo, radical e base;
Distinção entre flexão e derivação;
Derivação: prefixação; sufixação (sufixos nominais, adjetivais e verbais; sufixação avaliativa); parassíntese;
Representação da estrutura interna das palavras complexas derivadas;
Composição: critérios de delimitação dos compostos; compostos nominais endocêntricos e exocêntricos; compostos neoclássicos;
Processos de enriquecimento lexical: acronímia, siglação, truncamento, amálgama e empréstimo;
As noções de produtividade e de criatividade; processos produtivos e processos não produtivos.

Bibliografia

Aronoff, Mark. 1976. Word Formation in Generative Grammar. Cambridge (MA): The MIT Press.
Bauer, Laurie. 2003. Introducing Linguistic Morphology. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2nd ed.
Katamba, Francis. 1993. Morphology. London: MacMillan.
Mathews, Peter. 1991. Morphology. An Introduction to the Theory of Word Structure. Cambridge: Cambridge University Press, 2nd edition.
Pena, Jesús. 1990. Sobre los modelos de descripción en morfología. Verba, vol. 17, pp. 5-75.
Rio-Torto, Graça Maria. 1998. Morfologia Derivacional. Teoria e Aplicação ao Português. Porto: Porto Editora.
Spencer, Andrew & Arnold M. Zwicky (eds.). 2001. The Handbook of Morphology. Oxford: Blackwell.

Método de ensino

Apresentação ou explicação de conteúdos pelo docente.
Apresentação e discussão de trabalhos de grupo.
Apresentação e discussão de trabalhos individuais.
Ensino presencial

Método de avaliação

Avaliação contínua: 2 fichas presenciais (50% ) e 1 Frequência (50%).

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