Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Análise do Discurso

Código

711131055

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Linguística

Créditos

6

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

– conhecer e dominar, do ponto de vista teórico, grandes temáticas em Análise do Discurso;
– ser capaz de aplicar os conhecimentos teóricos na análise de vários tipos de discurso (publicitário, dramático, etc);
– ser capaz de demonstrar capacidades adquiridas de reflexão teórica e análise tanto do ponto de vista escrito, como do ponto de vista oral, através do desenvolvimento de curtos trabalhos e de apresentações orais

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

1. Discurso, enunciado, texto
2. Enunciado e contexto
3. Competência discursiva e outras competências 4. Sujeito, espaço e tempo no discurso
5. Marcas de coesão e coerência discursivas
6. Tipologia(s) textual(ais)

Bibliografia

Baker, P. & S. Ellece. 2011. Key Terms in Discourse Analysis. New York: Continuum International Publishing.
Charaudeau P., D. Maingueneau (eds) 2002. Dictionnaire d’analyse du discours. Paris: Éditions du Seuil.
Gee J. P. 2005. An introduction to Discourse Analysis. London: Routledge
Lozano, J. et alli .1986. Análisis del discurso – Hacia una semiótica de la interacción textual. Madrid: Ediciones Cátedra
Maingueneau, D. 1981, L´énonciation en Linguistique Française – Embrayeurs, “Temps”,Discours Rapporté,. Paris: Hachette
Maingueneau, D. 1997. Novas Tendências em Análise do Discurso. Campinas: Editora Pontes
Maingueneau, D. 2005. Analyser les textes de communication. Paris: Armand Colin (título da edição brasileira: Análise de Textos de Comunicação)

Método de ensino

As metodologias de ensino incluem: aulas teórico- expositivas, análise colectiva de dados em sala de aula, apresentações orais e escritas pelos alunos.

Método de avaliação

A avaliação resultará da média de duas frequências e dois trabalhos (nas modalidades escrita e oral) (25% cada).

Cursos