
Estudos Ciganos
Código
722001033
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Reconhecer a diversidade de formações identitárias, provenientes de contextos sócio-históricos diversos, na Europa e em Portugal, subsumidas sob designações tão genéricas como «ciganos» ou «Roma».
b) Identificar as principais políticas da União Europeia e dos seus Estados membros quanto ao reconhecimento da diversidade étnica e quanto à integração dos europeus «ciganos»
c) Capacidade para desenhar investigações sobre estratégias de sobrevivência, representações sociais e estratégias identitárias inter-étnicas no que respeita às relações entre os «ciganos» e os outros nacionais dos seus diferentes países hospedeiros.
d) Capacidade para assessorar organismos políticos e administrativos na definição de políticas de integração de populações «ciganas».
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
1. A diversidade de formações identitárias, provenientes de contextos sócio-históricos diversos, na Europa e em Portugal, subsumidas sob designações tão genéricas como «ciganos» ou «Roma».
2. Desenvolvimento histórico-antropológico da reacção europeia e, mais em particular portuguesa, à formação da diáspora cigana na Europa.
3. A situação problemática dos ciganos em Portugal.
4. As principais acções desenvolvidas pelo Estado, Igrejas e organizações cívicas a favor dos ciganos.
5. A estratégia recente de criação de igrejas étnicas sua história, objectivos declarados e efeitos.
6. Impasses quanto à integração dos portugueses ciganos em Portugal e na União Europeia.
Bibliografia
Bastos, J., org. (2012) Portugueses Ciganos e Ciganofobia em Portugal, Lisboa: CEMME/CRIA e Colibri.
(2007) Que futuro tem Portugal para os Portugueses Ciganos?, in M. Montenegro, ed., Ciganos e Cidadania(s), Setúbal: ICE, pp. 61-96.
Bastos, J., A. Correia & E. Rodrigues (2007) Sintrenses Ciganos. Uma abordagem estrutural-dinâmica, Sintra: CMS.
Clanet, E. (2007) Teriam sido, os antepassados dos ciganos, escravos militares dos turcos? Uma nova focagem sobre a sua migração entre a Índia e a Europa, in M. Montenegro, ed., Ciganos e Cidadania(s),
Setúbal: ICE, pp. 99-110.
Gay Y Blasco, P. (1999) Gypsies in Madrid. Sex, Gender and the Performance of Identity, Oxford & N. York: Berg.
Hancock, Ian (1987) The Pariah Syndrome, Ann Arbor, Mich.: Karoma Publishers.
San Román, Teresa (1997) La diferencia inquietante. Viejas y nuevas estrategias culturales de los gitanos, Madrid: Siglo XXI de España Editores.
Stewart, M. (1997) The time of the Gypsies, Boulder, Co: Westview Press.
Método de ensino
Aulas de exposição pelo professor, debates sobre temas específicos e apresentação dos trabalhos pelos alunos.
Método de avaliação
Instrumentos de avaliação:
1. Trabalho final (60%), que tanto pode ser um ensaio de revisão bibliográfica, como um estudo empírico. Os trabalhos serão apresentados e discutidos nas últimas sessões da unidade curricular;
2. Assiduidade dos estudantes, qualidade das intervenções nos debates realizados nas aulas e apresentações (40%).