
Comunicação Empresarial - 1. semestre
Código
722011036
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Professor responsável
Ana Margarida Barreto
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
1. Compreensão do conceito e do processo de comunicação e sua relevância estratégica na actual conjuntura empresarial.
2. Compreensão e análise crítica da relação entre a comunicação interna, gestão dos recursos humanos e marketing.
3. Compreensão e capacidade de análise crítica de questões ligadas à comunicação externa, nomeadamente a comunicação com os stakeholder e o valor da reputação corporativa.
4. Aprofundar a reflexão teórica e a análise de casos no domínio das empresas e da comunicação, efectuando a ligação com o estudo das estratégias empresariais globais.
Pré-requisitos
Nenhum
Conteúdo
Comunicação empresarial
A perspectiva histórica sobre o estudo das organizações: as diferentes teorias e paradigmas organizacionais e suas implicações para a comunicação empresarial/organizacional
A Comunicação interna
Comunicação externa
A reputação corporativa
Estratégias de comunicação empresarial
Auditorias de comunicação
Bibliografia
ALMEIDA, Vítor (2003), A comunicação interna na empresa, Lisboa, Areas Editora.
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: teoria e pesquisa. São Paulo: Manole, 2003.
CERDEIRA, JP (2010). O valor da confiança na definição da cultura organizacional. Exedra, 3, 107-116.
CHANEY, Lillian; MARTIN, Jeanette, (2004), Intercultural business communication, Upper Saddle River, Pearson.
CHIAVENATTO, I. (2004). Introdução à teoria geral da administração. S Paulo: Ed Campos.
CORNELISSEN, J. (2014). Corporate communication: A guide to theory and practice. Sage.
CUNHA, M. & Rodrigues, S. (2002). Manual de estudos organizacionais. Lisboa: RH-Editora
CUNHA, M, Rego, A, Cunha, R, & Cabral-Cardoso, C (2003). Manual de comportamento organizacional e gestão. Lisboa: Ed RH.
JABLIN, Frederic; PUTNAM, Linda (2000), The new handbook of organizational communication: advances in theory, research, and methods, Thousand Oaks, Sage.
Método de ensino
Análise de conceitos essenciais no domínio da comunicação empresarial, envolvendo o estudo de textos teóricos (70%) e a reflexão sobre exemplos concretos (30%), envolvendo os alunos no aprofundamento das matérias e no trabalho de investigação teórico-prática na área da comunicação empresarial.
Ensino presencial
Método de avaliação
A avaliação contínua implica a realização de uma frequência, que terá um peso de 60% na nota final, e de um relatório e apresentação de trabalho realizado em grupo (40%). A participação nas aulas, frequência e qualidade da participação, irá influenciar a nota final sempre que se revele oportuno. A avaliação final é feita por um exame escrito individual (100%).