
Media e Sociedade
Código
722011060
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Objectivos de aprendizagem
a) compreender numa perspetiva social o fenómeno da comunicação dos dias de hoje (a especificidade e a relação das dimensões cultural, política e económica)
b) adquirir uma perspetiva teórica integrada sobre os principais tópicos de pesquisa na área dos estudos comunicacionais dos media
c) construir um ponto de vista crítico sobre as mais importantes escolas e orientações teóricas neste domínio de estudos
d) dominar os conhecimentos fundamentais da área de estudo e demonstrar capacidade de análise crítica sobre os mesmos (teorias, conceitos, metodologias, instrumentos e técnicas de pesquisa)
e) demonstrar capacidade crítica de leitura (a partir de um conjunto de textos fundamentais)
f) demonstrar capacidade de aplicar conhecimentos na resolução de problemas de pesquisa (formulação de problemáticas e projetos de pesquisa; desenvolvimento de trabalho de investigação)
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
Espaço Público e Democracia, no quadro das sociedades complexas e da cultura
pluralista dos nossos dias, é o tema de estudo central deste Seminário.
Para a sua discussão são convocadas algumas grandes linhas de pesquisas no âmbito
dos estudos sociais da comunicação: 1. as formas atuais do Espaço Público e Opinião
Pública; 2. a dimensão Ética e Moral da Comunicação Pública; 3. os novos Movimentos
e Identidades Sociais e as Políticas de Reconhecimento; 4. Comunicação e Poder; 5. Sociedade Civil e Democracia Deliberativa no contexto das Novas Redes e Tecnologias
de Comunicação e Informação.
Os media merecem uma atenção especial, em resultado da sua cada vez maior presença na nossa vida social. A sua dupla dimensão, enquanto instrumentos funcionais de processamento de Informação e dispositivos de mediação simbólica de produção de Comunicação, será equacionada como reveladora de uma ambivalência fundamental das sociedades dos nossos dias e que marca de forma muito especial o atual processo de desenvolvimento.
Bibliografia
- P. Dahlgren, (2009), Media and political engagement, Cambridge: Cambridge
University Press
- C. Fuchs (2011), Foundations of critical media and information studies, London:
Routledge
- C. Fuchs (2008), Internet and society, London: Routledge
- L. Dahlberg e S. Phelan (2011), Discourse theory and critical media politics, London:
Palgrave Macmillan
- J. Curran (2011); Media and democracy, London: Routledge
- T. Gitlin (2007), Media unlimited, N. York: Holts Paperbacks
- J. Habermas (1992), Facticidad y validez, Madrid: Trotta
- J. Bohman (1996), Public deliberation, Cambridge, Mass.: The MIT Press
- A. Honneth (1995), The fragmented world of the social, N. York: State Univ. N. York
Press
- S. Splichal (1999), Public Opinion, N.York: Rowman & Littlefield Pub.
- J. Pissarra Esteves (2003), Espaço público e democracia, Lisboa: Colibri.
- J. Pissarra Esteves (2012), Sociologia da comunicação, Lisboa: FCG
Método de ensino
Apresentação oral dos conteúdos fundamentais do programa, a partir de leituras prévias realizadas pelos alunos dos textos de referência, de modo a proporcionar uma mais profunda problematização de conhecimentos e a sua discussão em grupo.
Acompanhamento dos planos de pesquisa individuais (aprovação de projetos e demais tarefas de pesquisa a realizar).
Método de avaliação
Os projetos individuais de pesquisa deverão estruturar-se como desenvolvimento de um dos tópicos do programa e em função dos objetivos/interesses pessoais de cada estudante (o tema da sua dissertação final de curso); serão concretizados na forma de um trabalho escrito (20 a 30 pág.s), obedecendo aos requisitos de uma publicação de carácter científico.