
Ontotecnologias do Corpo - 1. semestre
Código
722011069
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Professor responsável
Fernando Cascais
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
No termo da unidade curricular, o aluno deve:
a) possuir conhecimentos e capacidade de compreensão do carácter específico da tecnociência moderna e da manipulação tecnocientífica dos corpos a um nível que permitam o desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos no 1.º ciclo;
b) ter adquirido a capacidade de aplicar os seus conhecimentos sobre a tecnociência moderna e a manipulação tecnocientífica dos corpos à resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares;
c) ter adquirido a capacidade de integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções e emitir juízos em situações de informação limitada relativas à tecnociência moderna;
d) ter adquirido a capacidade de reflectir criticamente sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais resultantes dos juízos emitidos sobre os problemas éticos levantados pela manipulação tecnocentífica da vida humana;
e) ter adquirido a capacidade de comunicar as suas conclusões e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes a especialistas e a não especialistas de uma forma clara e sem ambiguidades;
f) ter adquirido a competência de aprendizagem ao longo da vida de forma auto-orientada ou autónoma.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. A tecnociência moderna e a manipulação do corpo
1.1 Antropotécnica e sociotécnica: Leroi-Gourhan
1.2 Filosofias e sociologias do corpo: corporeidade, processo civilizacional, habitus
1.3 O dispositivo panóptico em Michel Foucault
1.4 O dispositivo de sexualidade em Michel Foucault
1.5 A biopolítica - Michel Foucaul, Giorgio Agamben, Roberto Esposito
1.6 A manipulação biotecnocientífica dos corpos: a condição pós-humana
1.7 Biotecnociências e processos de subjetivação: De Donna Haraway à teoria queer
Bibliografia
Agamben, Giorgio (1998), O poder soberano e a vida nua. Homo sacer. Lisboa: Editorial Presença
Cascais, António Fernando (2009), O que é um dispositivo?, in António Fernando Cascais, Nuno Nabais e José Luís Câmara Leme (orgs.), Lei, Segurança, Disciplina. Trinta anos depois de Vigiar e punir de Michel Foucault. Lisboa: Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, pp. 31-53
Esposito, Roberto (2010), Bios. Biopolítica e filosofia. Lisboa: Edições 70
Foucault, Michel (1984), Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 3ª ed.
Foucault, Michel (1977), A vontade de saber. Lisboa: Edições António Ramos
Método de ensino
O método de ensino consiste na exposição teórica dos conteúdos curriculares (75%), na apresentação, análise e discussão de casos/exemplos práticos, com recurso a suporte audiovisual e digital e à análise e discussão dos projectos de investigação dos alunos (25%).
Método de avaliação
Serão objecto de avaliação a memória descritiva da investigação fina (25%)l, apresentada, analisada e discutida na aula, e o ensaio ou relatório escrito final de investigação (75%).