Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Retórica e Jornalismo

Código

722011078

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Compreender o discurso jornalístico do ponto de vista pragmatico-argumentativo;
b) Escrutinar e analisar as categorias argumentativas e artifícios retóricos de que se serve o discurso jornalístico para construir a realidade mediática;
c) Distinguir, de um ponto de vista analítico, os planos racional e emocional do discurso jornalístico e manifestar, de um ponto de vista pragmático-argumentativo, a existência de necessárias conexões entre ambos os planos;
d) Enunciar os critérios que fundam a pretensão de racionalidade do discurso jornalístico, não obstante a natureza antinómica dos fins que norteiam o seu exercício: informar v/s captar.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

À retórica cabe, enquanto teoria geral do discurso persuasivo, a função primeira de certificar a pretensão de racionalidade do discurso jornalístico que sabemos teleologicamente orientado para a consecução de fins tão antinómicos como o de “informar”, que o compromete com a verdade, ou o de “captar” audiências, que é garante da sua própria sobrevivência.
Se o discurso jornalístico se apresenta fraccionado nesta díade de objectivos analiticamente antinómicos, também a retórica, enquanto instrumento logotécnico disponível para a sua construção e desconstrução crítica, não pode esconder a sua ínsita polaridade entre emocionalidade e razão. É esta polaridade que lhe confere, afinal, competência bastante para intervir na fundamentação racional de um discurso que tem na laboriosa e delicada coabitação de juizos de valor e de juizos de facto o segredo da sua eficácia performativa.
Identificar e analisar as finas e necessárias relações da retórica com o discurso jornalístico informativo pode ajudar-nos a entender o desconforto, dentro e fora dos Media, face ao seu funcionamento em matéria de informação, muitas vezes marcada pelo traço desmedido dos “artifícios retóricos”, da comoção psicagógica, da confusão de “géneros”, da espectacularização dos testemunhos - práticas e procedimentos que não dignificam nem a retórica nem o jornalismo.

Bibliografia

BORGES, Hermenegildo Ferreira (2007), “Espaço Público e ‘Retórica do Jornalismo’”, Retórica e Mediação – da Escrita à Internet, Covilhã, UBI;
CUNHA, Tito Cardoso (2004), Argumentação e Crítica, Coimbra: Edições Minerva,Coimbra.
PERELMAN, Chaïm e TYTECA , Lucie Olbrechts (1992) ; Traité de L´Argumentation - La nouvelle Rhétorique, 5Î édition., Bruxelles: Éditions de L´Université de Bruxelles.
TOULMIN, Stephen (1993); The Uses of Argument, Cambridge: Cambridge University Press.
WALTON, Douglas (2007), Media Argumentation: Dialectic, Persuasion and Rhetoric, Cambridge, University Press

Método de ensino

Procuramos fazer uso de uma metodologia não-directiva, estimulando e valorizando, pelo debate, a participação activa em cada sessão. Procuramos estimular a participação crítica dos alunos através da análise do discurso jornalístico do ponto de vista da pramatico-argumentativo. Componente teórica: 60% ; Componente prática: 40%.

Método de avaliação

- Elaboração, apresentação e discussão em aula de um projecto de investigação teórico/prático sobre um ou vários temas e problemas levantados ao longo do curso.
- Produção e discussão do trabalho final do Seminário.

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