
Retórica e Jornalismo
Código
722011078
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Compreender o discurso jornalístico do ponto de vista pragmatico-argumentativo;
b) Escrutinar e analisar as categorias argumentativas e artifícios retóricos de que se serve o discurso jornalístico para construir a realidade mediática;
c) Distinguir, de um ponto de vista analítico, os planos racional e emocional do discurso jornalístico e manifestar, de um ponto de vista pragmático-argumentativo, a existência de necessárias conexões entre ambos os planos;
d) Enunciar os critérios que fundam a pretensão de racionalidade do discurso jornalístico, não obstante a natureza antinómica dos fins que norteiam o seu exercício: informar v/s captar.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
À retórica cabe, enquanto teoria geral do discurso persuasivo, a função primeira de certificar a pretensão de racionalidade do discurso jornalístico que sabemos teleologicamente orientado para a consecução de fins tão antinómicos como o de informar, que o compromete com a verdade, ou o de captar audiências, que é garante da sua própria sobrevivência.
Se o discurso jornalístico se apresenta fraccionado nesta díade de objectivos analiticamente antinómicos, também a retórica, enquanto instrumento logotécnico disponível para a sua construção e desconstrução crítica, não pode esconder a sua ínsita polaridade entre emocionalidade e razão. É esta polaridade que lhe confere, afinal, competência bastante para intervir na fundamentação racional de um discurso que tem na laboriosa e delicada coabitação de juizos de valor e de juizos de facto o segredo da sua eficácia performativa.
Identificar e analisar as finas e necessárias relações da retórica com o discurso jornalístico informativo pode ajudar-nos a entender o desconforto, dentro e fora dos Media, face ao seu funcionamento em matéria de informação, muitas vezes marcada pelo traço desmedido dos artifícios retóricos, da comoção psicagógica, da confusão de géneros, da espectacularização dos testemunhos - práticas e procedimentos que não dignificam nem a retórica nem o jornalismo.
Bibliografia
BORGES, Hermenegildo Ferreira (2007), Espaço Público e Retórica do Jornalismo, Retórica e Mediação da Escrita à Internet, Covilhã, UBI;
CUNHA, Tito Cardoso (2004), Argumentação e Crítica, Coimbra: Edições Minerva,Coimbra.
PERELMAN, Chaïm e TYTECA , Lucie Olbrechts (1992) ; Traité de L´Argumentation - La nouvelle Rhétorique, 5Î édition., Bruxelles: Éditions de L´Université de Bruxelles.
TOULMIN, Stephen (1993); The Uses of Argument, Cambridge: Cambridge University Press.
WALTON, Douglas (2007), Media Argumentation: Dialectic, Persuasion and Rhetoric, Cambridge, University Press
Método de ensino
Procuramos fazer uso de uma metodologia não-directiva, estimulando e valorizando, pelo debate, a participação activa em cada sessão. Procuramos estimular a participação crítica dos alunos através da análise do discurso jornalístico do ponto de vista da pramatico-argumentativo. Componente teórica: 60% ; Componente prática: 40%.
Método de avaliação
- Elaboração, apresentação e discussão em aula de um projecto de investigação teórico/prático sobre um ou vários temas e problemas levantados ao longo do curso.
- Produção e discussão do trabalho final do Seminário.