
Media e Identidades Sociais
Código
722011095
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Este seminário explora os modos como os mais novos crianças, adolescentes, jovens são representados nos media e como utilizam os media na definição das suas próprias identidades. Centrado nas identidades juvenis, visa constituir um espaço de análise crítica a dois níveis: 1) diferentes formas de intervenção dos media (clássicos e novos media) na representação de identidades juvenis e 2) diferentes usos dos media por parte de crianças e jovens na definição das suas identidades.
Pretende-se que o aluno:
a) Domine conceitos chave de teorias sobre identidade e representação e seja capaz de os utilizar criticamente;
b) Identifique a natureza construída de instâncias sociais como infância e juventude, e seja capaz de as situar historicamente;
c) Perspective criticamente a representação mediática de grupos sociais como crianças e jovens;
d) Reconheça a dimensão activa dos usos dos media nos processos de construção e partilha de identidades por parte de crianças e jovens.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
- Conceitos de identidade e de representação. Linhas teóricas fundamentais;
- A intervenção dos media nos processos de definição de identidade;
- A construção social de identidades de infância(s) e de juventude(s): perspectiva histórica e contexto contemporâneo; Exploração de conceitos como cidadania, consumos, pânico moral;
- Discursos e silêncios na representação mediática de crianças e jovens no contexto da globalização: Variáveis classe social, género, idade, etnia. Análise de casos;
- O uso dos media na definição de identidades: análise de casos numa perspectiva comparada
Bibliografia
- Buckingham, D. (2000), The Making of Citizens. Young People, News and Politics (Vol. 14). London: Routledge.
- Gauntlett, D. (2002), Media, Gender and Identity. London: Routledge.
- Liebes, T., & Curran, J. (Eds.). (1998), Media, Ritual and Identity. London: Routledge.
- Livingstone, S. (2002), Young People and New Media. London: Sage.
- Woodward, K. (1997) (Ed). Identity and Difference. London: Sage.
Método de ensino
Tratamento teórico-prático (50%/ 50%) dos pontos do programa, combinando discussão de textos teóricos com estudos empíricos realizados, numa perspectiva comparada; Os alunos são interpelados a terem uma participação activa nos seminários, na discussão de textos e também nas pesquisas empíricas a realizar.
Método de avaliação
Participação activa nas sessões, com apresentação de textos, denotando leituras criticas e acompanhamento dos trabalhos (30%);
Produção de um trabalho escrito de pesquisa individual com cerca de 15 a 20 páginas (70%).