
Media, Crianças e Jovens - 2. semestre
Código
722011099
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Professor responsável
Cristina Ponte
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
a) Identificar a construção social de conceitos como infância e juventude;
b) Perspetivar criticamente a representação mediática de crianças e jovens;
c) Analisar usos dos media por parte de crianças e jovens, numa perspetiva geracional;
d) Conhecer linhas de pesquisa sobre crianças e media, situando-as no seu contexto histórico e nos paradigmas de conhecimento em que se situam;
e) Pesquisar, recolher e analisar criticamente documentos de diversa índole (testemunhos orais, textos jornalísticos, literários, jurídicos, visuais, audiovisuais e outros), integrados nas temáticas da unidade curricular;
f) Produzir um trabalho final de qualidade sobre uma das temáticas da unidade curricular.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
I parte: Os media na construção moderna da infância. Particularidades do contexto português.
- Da emergência do conceito moderno de infância à sua consolidação nas sociedades industrializadas
- Contributos dos media para a construção moderna da infância. Discursos e representações.
- Condições da infância em Portugal: tradição e modernidade
II Parte: Media e infância na contemporaneidade
- A infância no contexto da globalização. A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança: direitos de proteção, provisão e participação.
- Relação crianças e ecrãs, da televisão aos meios digitais móveis.
- Questões metodológicas e éticas na pesquisa com crianças.
Bibliografia
Drotner, K., Livingstone, S. (2008). International Handbook of Children, Media and Culture. London: Sage
Lemish, D. (2015). Children and Media. A global perspective. New York, Wiley Blackwell.
Lemish, D., Ed. (2013). The Routledge International Handbook of Children, Adolescents and Media. London, Routledge.
Livingstone, S. and J. Sefton-Green (2016). The Class. Living and learning in the digital age. New York, New York University Press.
Dortner, K., Livingstone, S. (2008). International Handbook of Children, Media and Culture. London: Sage
Ponte, C. (2012). Crianças e Media. Pesquisa internacional e contexto português do século XIX à actualidade. Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais.
Método de ensino
Tratamento teórico-prático dos pontos do programa, combinando discussão de textos teóricos e de estudos empíricos, com debates com especialistas e profissionais.
Ensino presecial
Método de avaliação
- Participação ativa nas sessões, com apresentação de textos, denotando leituras criticas e acompanhamento dos trabalhos, bem como realização de tarefas indicadas em cada sessão (30%).
- Trabalho final de pesquisa incluindo análise de dados (cerca de 5000 palavras) (70%).