Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Conceitos fundamentais em acústica

Código

722021052

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências Musicais

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Objectivos

A unidade curricular de Conceitos fundamentais em Acústica visa:
1) Proporcionar a terminologia e o conhecimento teórico de base sobre os fenómenos vibratórios e sonoros,
2) Dotar os alunos de uma metodologia adequada para abordar temas e problemas associados aos fenómenos vibratórios e acústicos,
3) Desenvolver capacidades para compreender, analisar e investigar problemas associados aos fenómenos vibratórios e acústicos.

Pré-requisitos

Conteúdo

I. Vibrações e som
I. 1. Noções e conceitos físicos
I. 2. Análise dos sistemas vibratórios elementares
I. 3. Análise dos sistemas vibratórios complexos
II. Fundamentais em Acústica
II. 1. Grandezas acústicas
II. 2. Fontes sonoras
II. 3. Fenomenologia: propagação e radiação sonora
II. 4. Propriedades das ondas sonoras
II. 5. Percepção dos sons

Bibliografia

Pierce, A. D. (1991). Acoustics: an introduction to its physical principles and applications, Acoustical Society of America.
Fahy, F. and Thompson, D. (2015). Fundamental of Sound and Vibration, CRC Press.
Henrique, L. (2002). Acústica Musical. Lisbon: F.C.Gulbenkian.
Rossing, T. and Fletcher, N. (2004). Principles of vibration and sound, Springer-Verlag.
Norton, M. P. and Karczub, D.G. (2003). Fundamentals of Noise and vibration analysis for Engineers, Cambridge University Press.
Raichel, D. R. (2010). The Science and applications of Acoustics, Springer-Verlag.

Método de ensino

fenomenologia associada ao som, desde a análise do comportamento vibratório das fontes sonoras até a percepção do fenómeno acústico. Faculta uma preparação essencial para abordar os outros temas apresentados na pós-graduação.
Principalmente aulas teóricas com apresentações de casos de estudo.

Método de avaliação

Teste escrito (80%) + avaliação qualitativa de participação nas aulas (20%)

Cursos