Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Laboratório de acústica

Código

722021054

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências Musicais

Créditos

5

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Objectivos

Esta unidade curricular divide-se em duas áreas fundamentais para o estudo experimental tanto de instrumentos musicais ou salas de espectáculo, como da percepção e radiação sonora: as vibrações sólidas e acústicas. Em ambos os casos, estuda-se os vários tipos de transdutores desde a sua composição às especificações fundamentais que permitem ao utilizador compreender como e onde os utilizar: microfones, acelerómetros, transdutores de velocidade das partículas do ar, velocímetros laser doppler, etc.
Com o conhecimento dos transdutores passa-se à análise dos procedimentos de medição para diferentes aplicações, desde a medição das características vibratórias e acústicas em instrumentos musicais até às técnicas de medição acústicas em salas de concerto ou à medição do isolamento sonoro em edifícios, tanto a sons de condução aérea como estruturais.
Outro objectivo dessa unidade curricular é capacitar os estudantes para a utilização de software usados no contexto profissional, para a simulação de fenómenos acústicos e vibratórios, em qualquer uma das áreas abordadas pelo curso.

Pré-requisitos

Conteúdo

I. Medições vibratórias: transdutores e práticas
II. Medições acústicas: transdutores e práticas
III. Identificação de sistemas vibratórios e acústicos
IV. Introdução a simulação numérica
V. Simulação de fenómenos acústicos e vibratórios

Bibliografia

Beranek, L. L. (1971). Noise and vibration control, McGraw-Hill
Bistafa, S. R. (2006). Acústica Aplicada ao controle do ruído, Edgard Blucher
Henrique, L. (2002). Acústica Musical. Lisbon: F.C.Gulbenkian.
Kobayashi, A. S. (1998). Handbook of Experimental Mechanics, Wiley-VCH Verlag.

Método de ensino

Aulas teóricas e ensino laboratorial.

Método de avaliação

Avaliação qualitativa de participação (40%) e entrega de relatório (60%)

Cursos