Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Som, música e emoção

Código

722021056

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências Musicais

Créditos

5

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Objectivos

Este curso pretende explorar o tema da relação entre sons, musica e emoção humana. O objectivo é demonstrar que as emoções procuradas pelos sons e pela musica não são redutíveis à um mecanismo “automático” baseado nas leis da acústica, mas são um processo complexo dependente do contexto cultural e do contexto performativo.
Serão abordados tópicos clássicos da etnomusicologia (ritual, transe), assim como questões atuais menos exploradas como embodiment ou empatia. Será dada preferência à abordagem interdisciplinar, nomeadamente explorando a possibilidade de articular a etnografia e as ciências cognitivas. Em particular, serão discutidos criticamente os métodos transculturais utilizados pelos psicólogos para descobrir os universais da emoção musical e serão avançadas propostas alternativas a partir da perspectiva da etnomusicologia comparada actual.

Pré-requisitos

Conteúdo

I. O problema do “poder” emocional dos sons na cultura clássica ocidental.
II. Principais teorias dos musicólogos ocidentais contemporâneos sobre emoção e significados dos sons e da música
III. Principais metodologias utilizadas pelos psicólogos para estudar a resposta emocional aos sons e à música.
IV. Abordagem etnomusicológica : de qual maneira a relação entre sons, música e emoção é concebida em outras sociedades do mundo.

Bibliografia

Becker, J.O. 2004. Deep Listeners. Music, Emotion and Trancing. Bloomington: Indiana University Press.
Bonini Baraldi, F. 2013. Tsiganes, musique et empathie. Paris : Editions de la Maison des Sciences de l´Homme.
Budd, M. 1985. Music and the Emotions : The Philosophical Theories. Londres : Routledge.
Feld, S. 1982. Sound and Sentiment. Birds, Weeping, Poetics, and Song in Kaluli Expression.
Philadelphie : University of Pennsylvania Press.
Fritz T.H., Jentschke S, Gosselin N, Sammler D, Peretz I, et al. 2009. « Universal recognition of three basic emotions in music. » Current Biology 19: 573–576.
Meyer, L. 1956. Emotion and Meaning in Music. Chicago University of Chicago Press.
Rouget, G. 1985. Music and Trance. A theory of the relations between music and possession. Chicago: The University of Chicago Press.
Sloboda, J.A. & P. N. Juslin. 2010. Handbook of Music and Emotion: Theory, Research, Applications. Oxford : Oxford University Press.

Método de ensino

Método de ensino teórico, baseado nas leituras de livros e artigos científicos em inglês e português. A leitura da bibliografia básica é obrigatória e deve ser efectuada pelos alunos antes das aulas. Cada sessão terá uma parte expositiva por parte do docente, seguida de apresentações críticas da bibliografia básica por parte dos alunos e de debate entre todos.

Método de avaliação

A avaliação dos conhecimentos deste curso assenta-se em 3 elementos:
1) Um teste escrito (50%)
2) Apresentação oral de um artigo científico (30%)
3) Participação crítica ao debate (20%)

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