
Escuta crítica e captação sonora
Código
722021059
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
5
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Objectivos
A unidade curricular Escuta crítica e captação sonora consiste em:
1) Sensibilizar e aprender a escutar através da análise sonora e conhecer a sua linguagem,
2) Desenvolver o sentido crítico, as capacidades de análise e reflexão sobre gravações,
3) Compreender as opções estéticas de uma gravação e como influi na nossa percepção,
4) Conhecer e compreender o funcionamento das ferramentas da captação de som e as várias técnicas de gravação com material profissional e amador,
5) Conhecer e compreender as técnicas essenciais de pós-produção para dar o sentido desejado ao som gravado,
6) Desenvolver capacidades narrativas a partir de sons
7) Aplicar os conhecimentos adquiridos e desenvolver a capacidade crítica na elaboração de um trabalho prático
Pré-requisitos
Conteúdo
I. Escuta crítica: o que se ouve, o que se passa e como foi feito
II. A linguagem sonora: contar histórias através do som
III. Monofonia, estereofonia e multicanal: a imagem sonora
IV. Funcionamento dos microfones
V. Gravadores digitais amadores e profissionais
VI. Exemplos de captação sonora: no cinema, na música, no rádio, no trabalho de campo antropológico.
VII. Introdução à pós-produção de som
VIII. O som e a imagem: as várias fases do som na realização de um filme.
Bibliografia
Hugonnet, C. and Walder, P. (2012). Prise de son : stéréophonie et multicanal, Eyrolles
Weis, E. and Belton, J. (1985). Film Sound: Theory and Practice, Columbia University Press.
Nisbett, A. (2013). Audio Techniques for radio, television, film and recording, Focal Press.
Michel Chion, (1985). Le son au cinéma, Cahiers du cinema.
Schafer, R. M. (2010). Le paysage sonore: Le monde comme musique, Editions Wildproject.
Deleu, C. (2013). Le documentaire radiophonique, INA Editions, LHarmattan
Mercier, D. (2010). Le livre des Techniques du son, Dunod.
Método de ensino
Através de exemplos concretos, analisar-se-á a gravação sonora com o objectivo de sensibilizar os estudantes à escuta crítica. Numa segunda fase, pretende-se transmitir os conhecimentos para captar o som consoante os objectivos desejados. Finalmente, falaremos do som como linguagem artística com exemplos da música, do cinema e da antropologia.
Método de avaliação
1. Teste escrito (50%)
2. Apresentação de um trabalho prático com um tema (50%)