
Questões de Antropologia Filosófica - 1. semestre
Código
722031032
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
10
Professor responsável
Mário Jorge Carvalho, Nuno Carlos Venturinha
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
a)Formação avançada na área disciplinar da Antropologia Filosófica, com elevado nível de conhecimento dos seus problemas fundamentais, da sua história, dos seus debates doutrinais e metodológicos, bem como da sua articulação com outras áreas disciplinares;
b)Conhecimento aprofundado de textos fundamentais no âmbito disciplinar da Antropologia Filosófica, com domínio da tradição interpretativa e do estado actual da investigação a seu respeito;
c)Elevada capacidade de reflexão e análise crítica de problemas no âmbito da Antropologia Filosófica;
d)Realização de investigação supervisionada no âmbito disciplinar da Antropologia Filosófica, que responda a elevados padrões de rigor e exigência;
e)Aquisição de competências para a o desenvolvimento de investigação autónoma no âmbito disciplinar da Antropologia Filosófica.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
Turma A
A Bestimmung des Menschen de Fichte
De que trata a Bestimmung des Menschen ?
Que é uma Bestimmungsfrage ? Ainda faz sentido este tipo de pergunta ? Que relação há entre Bestimmungsfrage(n) e Bestimmung des Menschen?
E, em particular,
1) Qual é a relevância antropológica da Bestimmungsfrage e de uma Bestimmung des Menschen?
2) Que distingue a tentativa fichteana de responder à(s) Bestimmungsfrage(n)? E tem a Bestimmung des Menschen de Fichte algo relevante a dizer-nos?
O propósito é estudar tanto a Bestimmung des Menschen (os seus antecedentes, conteúdo, significado e implicações) quanto os problemas que levanta.
Turma B
Factos e Valores
Na sua obra inicial, o Tractatus, Wittgenstein faz uma distinção marcante entre os factos do mundo, entendidos como aquilo que acontece, e a valoração que o homem lhes atribui, seja ela de índole estética, ética ou religiosa. Os objetos ou os estados de coisas passam, assim, a ser vistos no âmbito de uma relação antropológica fundamental, que culmina numa peculiar visão solipsístico-transcendental de contornos linguísticos. O seminário visa acompanhar primeiramente a antropologia filosófica que se delineia no período tractariano, examinando posteriormente o seu amadurecimento na chamada segunda filosofia de Wittgenstein, onde a distinção entre facto e valor dá lugar a um estudo da multiplicidade dos jogos de linguagem que caracterizam o humano. Centraremos a nossa atenção nos jogos estéticos, éticos e religiosos, os quais nos permitirão aceder de forma exemplar à ideia wittgensteiniana de uma história natural do homem ou dos conceitos humanos.
Bibliografia
Turma/Class A
Die Bestimmung des Menschen, auf der Grundlage der Ausg. von Fritz Medicus rev. von Horst D. Brandt. Mit einer Einleitung von Hansjürgen Verweyen, Hamburg, Meiner, 2000
J. G. FICHTE, The Vocation of Man, Translated, with Introduction and Notes by Peter Preuss, Indianapolis, Hackett Pub. Co., 1987
The Vocation of Man, Ed., with an Introduction by Roderick M. Chisholm, Indianapolis/New York, Bobbs-Merrill, 1956
La destination de l´homme, trad. inédite, introduction, notes et bibliogr. par Jean-Christophe Goddard, Paris, Flammarion, 1995
La destinazione dell´uomo, traduzione di Remo Cantoni, a cura di Claudio Cesa, Roma, Laterza, 2001
Turma/Class B
Venturinha, Nuno. (2010). Lógica, Ética, Gramática: Wittgenstein e o Método da Filosofia. Lisboa: INCM.
Wittgenstein, L. (1933). Tractatus Logico-Philosophicus. London: Routledge; (1987). Tratado Lógico-Filosófico. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Wittgenstein, L. (1993). Bemerkungen über Frazers Golden Bough / Remarks on Frazers Golden Bough. In Philosophical Occasions 1912-1951 (pp. 115-155). Indianapolis: Hackett; (2011). Observações sobre O Ramo Dourado de Frazer. Porto: Deriva.
Wittgenstein, L. (2009). Philosophische Untersuchungen / Philosophical Investigations. Oxford: Blackwell; (1987). Investigações Filosóficas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Método de ensino
Unidade curricular de carácter teórico-prático.
Regime de Seminário.
Leitura, interpretação e comentário do Symposium de Platão. Análise e discussão de questões de interpretação (incluindo também questões sintáticas e semânticas), bem como de teses e problemas em causa no texto estudado.
As metodologias de ensino combinam a) uma análise exaustiva do Symposium (das suas diferentes partes, da respectiva conexão, do nexo com outras componentes do corpus platonicum), b) a análise teórica de problemas filosóficos e c) a discussão de teses alternativas, objecções, contra-exemplos, etc.
Ensino presencial
Método de avaliação
Turma A
Avaliação individual. Elaboração de um trabalho escrito de investigação, com cerca de 20 páginas, sobre tema combinado com o Docente, e discussão desse trabalho (3/4). Participação nas sessões do seminário intervenções orais (1/4).
Turma B
O método de ensino adotado combina leituras e comentários de textos em seminário com a discussão de trabalhos apresentados pelos alunos.
Cursos
- Filosofia - Área de Especialização em Filosofia Política
- Filosofia - Área de Especialização em Filosofia Contemporânea
- Filosofia - Área de Especialização em Estética
- Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
- Filosofia - Área de Especialização em Ética
- Filosofia - Área de Especialização em Filosofia Geral