
Arte e Experiência - 2. semestre
Código
722031033
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
10
Professor responsável
João Pardana Constâncio
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Compreender, por um lado, a especificidade filosófica do questionamento estético e, por outro, a amplitude do campo disciplinar da Estética, o qual não se confunde mas se cruza com o da Filosofia da Arte;
b) Circunscrever a noção de experiência estética, a partir dos sentidos paradigmáticos que a palavra experiência assume em Filosofia e do seu uso nos domínios da Arte, distinguindo as várias perspectivas acerca da definição e do conteúdo da experiência estética na sua dinâmica histórica;
c) Problematizar o sentido e a pertinência desta noção na compreensão e análise das várias modalidades artísticas contemporâneas e na recepção crítica das suas expressões.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
Filosofia & Cinema / O niilismo e a afirmação tragica da vida na história do cinema
Neste seminário, propõe-se uma reflexão sobre a relação entre filosofia e cinema assente na hipótese de as obras cinematográficas poderem ser verdadeiros exercícios filosóficos, filosofia em acção o cinema como um filosofar (S. Mulhall, On film, Thinking in Action, London and New York, Routledge, 2002), em lugar de meras ilustrações de teses e argumentos filosóficos, ou de mera matéria prima para a reflexão filosófica. Pressupõe-se, noutros termos, que o cinema tem formas específicas de inteligibilidade que são filosóficas num sentido relevante. Partindo deste pressuposto, o seminário questiona a aplicabilidade de categorias tradicionais da estética ao cinema, bem como o modo como em alguns momentos-chave da história do cinema, incluindo da sua história recente, se pensam conceitos filosóficos fundamentais em termos especificamente cinematográficos. O trabalho do seminário incidirá muito particularmente sobre os conceitos de niilismo e afirmação trágica da vida em Nietzsche. A reflexão sobre estes conceitos terá como ponto de partida seis filmes:
1. O Sétimo Selo, de Ingmar Bergman
2. Double Indemnity, de Billy Wilder
3. A Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick
4. Teorema, de Pier Paolo Pasolini
5. Édipo Rei, de Pier Paolo Pasolini
6. O cavalo de Turim, de Béla Tarr
Bibliografia
CONSTÂNCIO, João (2013), Arte e Niilismo Nietzsche e o enigma do mundo, Lisboa: tinta-da-china
CONSTÂNCIO, João (2016), Nietzsche on Nihilism (eine unersättliche Diskussion?), in: Bertino, A./ Poljakova, E./ Rupschus, A./ Alberts, B. (eds), Zur Philosophie der Orientierung, 83-100, Berlin/ Boston: de Gruyter
CONSTÂNCIO, João (forthcoming), Nietzsche and Schopenhauer: On Nihilism and the Ascetic Will to Nothingness, in S. Shapshy, The Palgrave Schopenhauer Handbook, New York: Palgrave Macmillan
PIPPIN, Robert B. (2012), Fatalism in American Film Noir: Some Cinematic Philosophy, Charlottsville and London: University of Virginia Press
RANCIÈRE, Jacques (2013), Béla Tarr: o tempo do depois, trad. L. Lima, Lisboa: Orfeu Negro
Método de ensino
A maior parte das aulas são aulas de exposição dialogada, isto é, de exposição teórica mas com espaço para perguntas e intervenção dos alunos, bem como para a leitura de passagens relevantes dos textos em análise.
Algumas aulas são leccionadas em regime de seminário, i.e., consistem em leitura, comentário e análise de texto.
Por fim, algumas aulas consistem na discussão com os alunos de matérias já expostas e dos problemas que elas levantam.
Método de avaliação
O principal elemento de avaliação é um trabalho escrito com cerca de 12 páginas (70%);
O segundo elemento de avaliação consiste numa breve apresentação e discussão oral;
Assiduidade e a participação serão valorizadas.