Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Controvérsias na Filosofia Contemporânea

Código

722031035

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a)Conhecimento aprofundado de controvérsias marcantes no desenvolvimento da Filosofia Contemporânea;
b)Conhecimento aprofundado de textos fundamentais de controvérsias da Filosofia Contemporânea, com domínio da tradição interpretativa, do estado actual da investigação e do universo de bibliografia pertinente;
c)Capacidade de análise crítica dos principais “conflitos” metodológicos e doutrinais reflectidos por essas controvérsias, da respectiva articulação com os problemas filosóficos com que se prendem, dos pontos de contacto e das linhas de fractura entre os diferentes intervenientes, bem como das estratégias de argumentação seguidas por cada um;
d)Capacidade de análise crítica do fenómeno da controvérsia, das suas condições de possibilidade, do seu significado e valor como meio de produção do discurso filosófico;
e)Realização de trabalho supervisionado de investigação de controvérsias na Filosofia Contemporânea, que documente desenvolvimentos originais e corresponda a padrões de qualidade científica.

Pré-requisitos

É necessária uma boa capacidade de leitura do inglês, embora alguns textos relevantes possam ser disponibilizados em português.

Conteúdo

A controvérsia sobre o valor da razão.
- Razão e entendimento.
- A difracção da razão.
- A dialéctica da razão.
- A razão dialéctica.
- A razão hermenêutica.
-As várias faces da razão: metafísica, moral, instrumental, estratégica, crítica, argumentativa, comunicativa, narrativa, discursiva.
- Razão, Modernidade e Pós-Modernidade.

A obra, de Jürgen Habermas, Der Philosophische Diskurs der Moderne, oferece-se, a este respeito, como paradigmática, pelo que dela partiremos para reconstituirmos os principais elementos da controvérsia que a animou.

Bibliografia

Apel, K.-O. (1988). Diskurs und Verantwortung. Frankfurt am Main : Suhrkamp.
Bataille, G. (1957). L’érotisme. Paris : Minuit.
Bernstein, R. (1985). Habermas and Modernity. Oxford : Basil Blackwell.
Derrida, J. (1967). De la Grammatologie. Paris : Minuit.
Foucault, M. (1975). Surveiller et Punir. Paris : Gallimard.
Gadamer, H.-G. (1981). Reason in the Age of Science. Cambridge, Massachussets: The MIT Press.
Habermas, J. (1985) Der Philosophische Diskurs der Moderne. Frankfurt am Main : Suhrkamp.
Habermas, J. (1988). Nachmetaphysisches Denken. Frankfurt am Main: Suhrkamp.
Horkheimer, M. (2013). Eclipse of Reason. London: Continuum.
Kant, I. (1995). Kritik der reinen Vernunft. Frankfurt am Main: Suhrkamp.
Hegel, G. (1986). Phänomenologie des Geistes. Frankfurt am Main : Suhrkamp.
Weil, E. (2000). Logique de la philosophie. Paris: Vrin.

Método de ensino

Exposição; análise de textos, discussão.

Método de avaliação

Participação nas actividades do seminário (20%); apresentação oral de um texto (20%); trabalho final com 5 a 10 páginas (40%).

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