Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Questões de Filosofia do Conhecimento - 2. semestre

Código

722031046

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

10

Professor responsável

Luís Manuel Bernardo

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

- Reflectir e aprofundar a compreensão dos problemas da filosofia do conhecimento;
- Adquirir informação sobre as principais orientações de algumas das teorias da epistemologia contemporânea;
- Confrontar a problemática actual com os tópicos tradicionais da filosofia do conhecimento;
- Equacionar e formular uma resposta reflectida e coerente à questão filosófica sobre a natureza e possibilidade do conhecimento.

Pré-requisitos

não se aplica

Conteúdo

A busca da objectividade nas Ciências Humanas entre método, verdade e sentido
- Condições de cientificidade: ciência e pseudociência
- A função do método no conhecimento científico
- A questão da objectividade do conhecimento nas ciências humanas
- O problema do fundamento
- A solução hermenêutica: o conhecimento como interpretação

Bibliografia

Bernstein, R. (1983). Beyond Objectivism and Relativism: Science, Hermeneutics and Praxis. Pennsylvania: University of Pennsylvania Press.
Cassirer, E. (1991). Logique des sciences de la culture. Paris : Cerf.
Descartes, R. (2010). Oeuvres philosophiques. Paris: Classiques Garnier.
Diderot, D. (2012). Pensamentos sobre a Interpretação da Natureza. Lisboa: Vega.
Dilthey, W. (2010). A Construção do Mundo Histórico nas Ciências Humanas. São Paulo: UNESP.
Dosse, F. (1997). L’Empire du sens. Paris: La Découverte.
Feyerabend, P. (2010). Against Method. Londres: Verso.
Foucault, M. (2014). As Palavras e as Coisas. Lisboa: Ed. 70.
Gadamer, H.-G. (1992). Verdad y Método. Salamanca: Sígueme.
Habermas, J. (2010). Obras Escolhidas. Lisboa: Ed. 70.
Hallyn, F. (2004). Les structures rhétoriques de la science. Paris: Seuil.
Kant, I. (1989). Crítica da Razão Pura. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian.
Kuhn, T. (2009). A Estrutura das Revoluções Científicas. Lisboa: Guerra e Paz.
Popper, K. (2009). O Mito do Contexto. Lisboa: Ed. 70.
Ricoeur, P. (1986). Du texte à l’action. Paris: Seuil.
Rorty, R. (1991). Objectivity, Relativism, and Truth. Cambridge: Cambridge University Press.
Thouard, D. (2011). Herméneutique contemporaine. Paris: Vrin.
Vico, G. (2005). Ciência Nova. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Weil, E. (2012). Lógica da Filosofia. São Paulo: É Realizações Editora.

Método de ensino

Exposição; análise de textos, discussão.

Método de avaliação

Participação nas actividades do seminário (20%); apresentação oral de um texto (20%); trabalho final com 5 a 10 páginas (40%).

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