Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História da Ética

Código

722031048

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

1) Compreensão aprofundada da relevância da História da Ética como parte integrante da Ética
2) Conhecimento aprofundado de questões fundamentais de História da Ética, por forma a conjugar a compreensão dos problemas em causa, do seu significado «sistemático» e da sua relevância para o debate contemporâneo com um amplo domínio das suas conexões históricas
3) Conhecimento aprofundado de textos fundamentais de História da Ética, com domínio da tadição interpretativa, do estado atual da investigação e da bibliografia pertinentes;
4) Realização de trabalho supervisionado, que apresente desenvolvimentos originais e corresponda a padrões de qualidade científica
5) Aquisição de competências para a realização de investigação autónoma em História da Ética.

Pré-requisitos

Conteúdo

1. To acquire a profound understanding of the relevance of History of Ethics as an integral part of Ethics.
2. To acquire a profound knowledge of key issues in History of Ethics, in order to combine the understanding of the problems, its \"systematic\" meaning and its relevance to the contemporary debate, with a wide domain of their historical connections.
3. To deepen the knowledge of the fundamental texts in History of Ethics, as well as the domain of the interpretative tradition, the current state of the relevant research, and the main bibliography in this area
4. To write a supervised work that presents original developments and meets the scientific quality standards
5. To acquire skills to carry out independent research in History of Ethics

Bibliografia

Fichte, J.-G. (1944). Anweisung zum seligen Leben. In Sämmtliche Werke, Tomo V, trad.
fr. Initiation à la vie bienheureuse, Aubier, Éditions Montaigne.
Murdoch, I. (2004). The Sovereignty of Good, London and New York, Routledge.
Spaemann, R. (2003). Grenzen. Zur ethischen Dimension des Handelns. Trad. esp: Límites. Acerca de la Dimensión Ética del Actuar, Madrid: Ediciones Internacionales Universitarias
Spaemann, R. (1991). Glück und Wohlwollen, Stuttgart: Ernst Klett Verlagt, Stuttgart. Trad. esp.: Felicidad y Benevolencia, Madrid: Rialp.
Taylor, C. (1989). The Sources of the Self. The Making of Modern Identity, Cambridge Mass.: Harvard University Press.
Taylor, C. (1991). The Ethics of Authenticity, Cambridge Mass.: Harvard University Press.
Tugendaht, E. (2003). Vorlesung über Ethik, Suhrkamp Verlag, Frankfur am main, 1993. Trad. Brasileira: Lições sobre Ética, Rio de Janeiro: Editora Vozes.

Método de ensino

O curso recorre predominantemente a dois tipos de atividades, repartidas por dois momentos da aula. Durante a primeira hora, haverá uma exposição teórica dos conteúdos, seguida de formulação de questões pelos alunos e debate alargado sobre os pontos apresentados. Na segunda parte da aula, haverá lugar para a leitura, interpretação e análise dos textos em que se baseou a exposição de conteúdos.

Método de avaliação

A avaliação tem por base a elaboração de um trabalho previsamente proposto ao docente e por este orientado (80%). A frequência e participação nas aulas será também tida em conta (20%).

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