Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Questões de Ética Aplicada

Código

722031058

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

1) Conhecimento dos debates em torno da natureza epistemológica e teórica da Ética Aplicada, da sua autonomia e das relações que guarda com outros domínios do saber;
2) Conhecimento dos mais significativos paradigmas contemporâneos de interpretação ética da acção humana e do modo como se inscrevem na tradição filosófica;
3) Conhecimento das noções e princípios que configuram a racionalidade prática e das formas da sua tradução nos diversos âmbitos da Ética Aplicada;
4) Capacidade de identificar os factores definitórios de âmbitos regionais ou aplicados da Ética e de discutir a sua pertinência;
5) Capacidade de analisar criticamente os problemas éticos de algum domínio da Ética Aplicada, distinguindo a abordagem ética de outras abordagens não éticas com que mantém afinidades;
6) Conhecimento dos debates contemporâneos no âmbito da Ética Aplicada e dos textos mais significativos neste domínio;
7) Capacidade de realizar autonomamente trabalho de investigação no âmbito da Ética Aplicada.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

“Autonomia” e “dignidade” no debate bioético
Uma parte da literatura bioética apoia-se nos princípios da dignidade da vida humana e de autonomia. Em virtude do primeiro, a vida humana é tida como indisponível e como merecedora de respeito em qualquer circunstância; em virtude do segundo, a vida humana própria (e por vezes a alheia), entende-se como um objecto à disposição da liberdade, que dela pode dispor como entender. O potencial de conflito daqui decorrente e a crescente dificuldade em harmonizar teórica e praticamente os dois princípios é patente na maioria dos debates bioéticos actuais. Uma análise desses debates revela modos diversos de entender os conceitos de dignidade e de autonomia e modos diversos de fundamentar e de dar razão dos princípios mencionados. Partindo de textos da literatura bioética contemporânea e remontando a textos filosóficos clássicos, o seminário abordará os conceitos de dignidade e de autonomia e o modo como eles se articulam e operam na Bioética.

Bibliografia

Anscombe, G. (2005). Human Life, Action and Ethics. Exeter: Imprint Academic.
Becker, G. K. (ed.). (2000). The Moral Status of Persons. Perspectives on Bioethics. Amsterdam-Atlanta: Rodopi.
Hacker, P. (2007). Human Nature: the Categorial Framework. Malden, Oxford, Victoria: Blackwell.
Hill, T. (1991). Autonomy and self-respect. Cambridge: Cambridge University Press.
MacIntyre, A. (1999). Dependent Rational Animals. London: Duckworth.
Pessina, A. (1999) Bioetica. L’uomo sperimentale. Milano: Mondadori.
Savagnone, G. (2004). Metamorfosi della persona. Il soggetto umano e non humano in bioetica. Torino: Editrice Elledici.
Spaemann, R. (1996). Personen. Versuche über den Unterschied zwischen “etwas” und “jemand”. Stuttgart: Klett-Cotta.
Taylor, J. (ed.). (2005). Personal Autonomy. New Essays on Personal Autonomy and Its Role in Contemporary Moral Philosophy. Cambridge: Cambridge University Press.

Método de ensino

O curso terá uma natureza teórico-prática, funcionando em regime de seminário. A metodologia dominante será a da análise de textos. O fio condutor do seminário, que será também o dos textos a analisar, oscilará entre uma abordagem sistemática das noções de dignidade e de autonomia e uma análise comparativa das posições adoptadas pelos diversos autores. Serão objecto de análise as noções de autonomia e dignidade, a formulação de problemas associados à sua articulação, a constituição de argumentos fundados nestas noções, etc. Pretende-se desta forma a) fixar os diversos sentidos adoptados por estas noções e b) explorar o modo como esses diversos sentidos operam no debate bioético.

Método de avaliação

Participação oral nas sessões do seminário (35 %).
Elaboração de um trabalho escrito (entre 15000 e 25000 caracteres, incluindo espaços) sobre um tema a acordar no início do semestre (65 %).

Cursos