
Catástrofes Ambientais e Sociedade
Código
722041077
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Reconhecer a importância da interdisciplinaridade na análise das Catástrofes ambientais
b) Compreender as diferentes escalas a que ocorrem estes fenómenos
c) Apreender as diferenças de magnitude e de ocorrências das catástrofes ambientais a nível global
d) Avaliar os efeitos da ocorrência destes fenómenos na Sociedade
e) Analisar o tipo e frequência das Catástrofes Ambientais em Portugal
f) Desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos no diagnóstico e na prevenção deste tipo de fenómenos
g) Interpretar de forma critica e analítica textos e dados.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1) Introdução aos conceitos de perigo, risco e desastre.
2) Os diferentes tipos de catástrofes ambientais e sua distribuição espacial.
3) Catástrofes geológicas, climáticas, hidrológicas, biológicas e tecnológicas, causas e consequências.
4) A previsão e prevenção.
5) O papel do geógrafo no diagnóstico.
6) Metodologias participativas e de percepção, sobre as catástrofes ambientais.
7) Perspectivas futuras.
Bibliografia
Beck, U. (1992). Risk Society: Towards a New Modernity. London: Sage Publications.
Chaline, C., & Dubois-Maury, J. (1993). La ville et ses dangers. Paris: Masson.
Dauphiné, A. (2001). Risques et catastrophes: observer, spatialiser, comprendre, gérer. Paris: A. Colin.
Dennis, H. (1998). Comprendre et gérer les risques sociotechnologiques majeurs. Montréal: Presses Internationales Polytechnique.
ENISA. (2006). Risk Management: Implementation principles and Inventories for Risk Management/Risk Assessment methods and tools. Herakleon: European Network and Information Security Agency.
Fairman, R., Mead, C. D., & Williams, W. P. (1999). Environmental Risk Assessment: Approaches, Experiences and Information Sources . Copenhagen: European Environment Agency.
Guha-Sapir, D., Hargitt, D., & Hoyois, P. (2004). Thirty years of natural disasters 1974-2003: the numbers. Louvain: Centre for Research on the Epidemiology of Disasters Disasters & Presses Universitaires de Louvain.
Método de ensino
Aulas expositivas e participativas
Método de avaliação
Elaboração de um trabalho de investigação sobre um dos tópicos do programa (80% da avaliação)
Apresentação oral (20% da avaliação)
[Segundo Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento].
Cursos
- Gestão do Território - Área de Especialização em Deteção Remota e Sistemas de Informação Geográfica
- Gestão do Território - Área de Especialização em Ambiente e Recursos Naturais
- Ensino de Geografia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
- Gestão do Território - Área de Especialização em Território e Desenvolvimento
- Gestão do Território - Área de Especialização em Planeamento e Ordenamento do Território