Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Transportes e Mobilidade - 1. semestre

Código

722041089

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Geografia e Planeamento Regional

Créditos

10

Professor responsável

João Figueira de Sousa

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Perceber as inter-relações entre o desenvolvimento dos sistemas de transporte e a organização espacial;
b) Desenvolver conhecimentos teóricos e práticos sobre os sistemas de transportes e a mobilidade urbana;
c) Desenvolver um raciocínio crítico sobre os problemas relacionados com os transportes e a mobilidade urbana;
d) Dominar métodos e técnicas essenciais para a participação e desenvolvimento de estudos e planos na área dos transportes e da mobilidade;
e) Conceptualizar soluções ao nível da organização dos sistemas de transporte e da mobilidade urbana.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

1) Enquadramento: a problemática da mobilidade
2) Os conceitos fundamentais
3) Interação: transportes, usos do solo e ambiente
4) Características técnicas das redes e dos modos de transporte
5) Quadro legal dos transportes
6) Os desafios da mobilidade urbana
7) As políticas de transportes e de estacionamento
8) A logística e o transporte de mercadorias
9) Os estudos de transportes e os Planos de Mobilidade
10) Conceitos e técnicas inerentes à concepção, planeamento e exploração dos sistemas de transporte.

Bibliografia

Ben-Avica, M. (ed) (1993). Transport Policy. Oxford: Butterworth-Heinemann Ltd.
IDAE, PMUS (2006). Guía práctica para la elaboración e implantación de planes de movilidad urbana sostenible. Madrid: Ministerio de Industria, Turismo y Comercio.
Rabinovitch, J. & Leitman, J. (1996). Urban Planning in Curitiba. Scientific American Magazine. 8 p.
Rodrigue, J.-P., Comtois, C., Slack, B. (2006). The Geography of Transport Systems. New York: Routledge.
Vuchic, V. R. (2005). Urban Transit: Operations, Planning and Economics. New Jersey: Wiley.

Método de ensino

- Aulas teóricas (50%): expositivas e participativas (debate);
- Aulas práticas (50%): apresentação e discussão de casos de estudo, debates e aplicação de metodologias e técnicas específicas.

Método de avaliação

- Elaboração de um trabalho individual baseado na resolução de casos práticos (máx. 20 páginas); [30%]
- Preparação de uma apresentação em ambiente de aula, de um trabalho de investigação sobre parte da matéria leccionada; [20%]
- Leitura de um conjunto de textos selecionados, cujos conteúdos serão objecto de avaliação através de um teste escrito. [50%]

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