Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História das Ideias Políticas Contemporâneas - 1. semestre

Código

722051286

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

10

Professor responsável

José Neves

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Alcançar uma visão geral das principais doutrinas políticas contemporâneas do Séc. XVIII ao Séc. XX
b) Conhecer as principais obras do pensamento político contemporâneo e ser capaz de as analisar e interpretar no seu contexto histórico-cultural
c) Adquirir conhecimentos e competências que possibilitem o aprofundamento do estudo das temáticas abordadas

Pré-requisitos

Não se aplica

Conteúdo

1. Mapeamento de Ideias Políticas Contemporâneas
1.1. O Debate de Ideias em torno da Representação Política e da Acção Política Colectiva.
1.2. A Modernidade entre os Sujeitos Políticos e os Objectos Económicos.

2. De finais do Século XVII à II Guerra Mundial
2.1. Economia, Liberalismo e Nacionalismo
2.2. Da Crítica Marxista do Liberalismo e do Nacionalismo
2.3. Fascismos, Autoritarismo e Corporativismo
3. Do Pós-Guerra à Queda do Mundo de Berlim
3.1. Keynes, neo-keynesianos e pós-keynesianos
3.2. Do Liberalismo ao Neoliberalismo
3.3. O Pensamento de 68 e as Novas Esquerdas
4. Pensamento Anticolonial

Bibliografia

AURÉLIO, Diogo Pires (dir.), Representação Política – Textos Clássicos, Lisboa, Horizonte, 2009.
BALIBAR, Étienne & Immanuel WALLERSTEIN, Race, Nation and Class – Ambiguous Identities, Londres, Verso, 1991.
DIAS, Bruno Peixe & José NEVES (dir.), A Política dos Muitos – Povo, Classes e Multidão, Lisboa, Edições Tinta-da-China, 2010.
MIROWSKI, Philippe & Dieter PLEHWE (orgs.). The Road from Mont Pelerin: The Making of the Neoliberal Thought Collective, Cambridge (Mass), Harvard University Press, 2009.
SAMUELS, W.J., BIDDLE, J.E. & J.B.DAVIS (dir.), A Companion to the History of Economic Thought, Oxford, Blackwell, 2003.
SKINNER, Quentin, Visions of Politics, 3 vols., Cambridge, Cambridge University Press, 2002.

Método de ensino

Aulas teóricas: Apresentação dos vários tópicos do programa. Aulas teórico-práticas: os alunos reflectirão e discutirão sobre textos seleccionados e material audiovisual. Apresentação oral dos alunos de um destes textos.

Método de avaliação

1. Intervenções orais em debate nas aulas teórico-práticas (20%)
2. Apresentação oral de um texto (10%)
3. Ensaio escrito apoiado em bibliografia e informação documental diversa (70%)

Cursos