Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História das Revoluções na Época Contemporânea - 2. semestre

Código

722051288

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

10

Professor responsável

Daniel Ribeiro Alves

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Adquirir a actualização científica necessária a um conhecimento e problematização da temática das revoluções contemporâneas
b) Compreender as causas, acontecimentos e consequências dos principais momentos revolucionários da História Contemporânea
c) Problematizar os aspectos de modernidade política e social inerentes/subjacentes às várias revoluções contemporâneas
d) Analisar a importância dos momentos revolucionários no contexto da História Contemporânea
e)Ter capacidade para apresentar de forma oral e escrita um trabalho de investigação original
f) Adquirir conhecimentos que habilitem a um prosseguimento aprofundado de investigação sobre a época contemporânea

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

De finais do século XVIII ao início do século XX
Introdução:
- O conceito de “revolução”: das fontes à historiografia
- Revolução, revolta e rebelião: variações sobre um mesmo tema?
- A importância do(s) momento(s) revolucionário(s) na história contemporânea
Revoluções fundadoras:
- A Revolução Americana
- A Revolução Francesa
Revoluções liberais:
- Revoluções na América Latina
- Revoluções na Europa Mediterrânica
- Revolução de 1830 em França
Revoluções falhadas?:
- As revoluções de 1848
- A Comuna de Paris de 1871
Revoluções constitucionais e republicanas:
- A Revolução Russa de 1905
- A Revolução dos Jovens Turcos de 1908
- A Revolução Republicana Portuguesa de 1910
- A Revolução Chinesa de 1911-12
Um novo tipo de revolução para o século XX?:
- Introdução à Revolução Russa de 1917

Bibliografia

Foran, John; Lane, David Stuart; Zivkovic, Andreja (eds.), Revolution in the making of the modern world: social identities, globalization, and modernity, New York, Routledge, 2008.
Goldstone, Jack A. (ed.), Revolutions: Theoretical, Comparative, and Historical Studies, Wadsworth Publishing, 2002.
Kurzman, Charles, Democracy denied: 1905-1915, Harvard University Press, 2008.
Woloch, Isser (ed.), Revolution and the meanings of freedom in the nineteenth century, Stanford University Press, 1996.

Método de ensino

Aulas teóricas com apresentação pelo docente dos vários pontos do programa.
Aulas teórico-práticas com apresentação oral pelos alunos de textos seleccionados, seguidas de discussão dos mesmos com os colegas e o docente.
Aulas práticas com distribuição de textos para análise e reflexão; dedicadas à preparação das apresentações orais; ou dedicadas à preparação dos trabalhos escritos.

Método de avaliação

Avaliação: Intervenções nos debates nas aulas teórico-práticas (30%)
Elaboração de um trabalho de investigação (entre 35 e 40 mil caracteres com espaços) (50%)
Apresentação oral (20%)

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