
História das Revoluções na Época Contemporânea - 2. semestre
Código
722051288
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
10
Professor responsável
Daniel Ribeiro Alves
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir a actualização científica necessária a um conhecimento e problematização da temática das revoluções contemporâneas
b) Compreender as causas, acontecimentos e consequências dos principais momentos revolucionários da História Contemporânea
c) Problematizar os aspectos de modernidade política e social inerentes/subjacentes às várias revoluções contemporâneas
d) Analisar a importância dos momentos revolucionários no contexto da História Contemporânea
e)Ter capacidade para apresentar de forma oral e escrita um trabalho de investigação original
f) Adquirir conhecimentos que habilitem a um prosseguimento aprofundado de investigação sobre a época contemporânea
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
De finais do século XVIII ao início do século XX
Introdução:
- O conceito de revolução: das fontes à historiografia
- Revolução, revolta e rebelião: variações sobre um mesmo tema?
- A importância do(s) momento(s) revolucionário(s) na história contemporânea
Revoluções fundadoras:
- A Revolução Americana
- A Revolução Francesa
Revoluções liberais:
- Revoluções na América Latina
- Revoluções na Europa Mediterrânica
- Revolução de 1830 em França
Revoluções falhadas?:
- As revoluções de 1848
- A Comuna de Paris de 1871
Revoluções constitucionais e republicanas:
- A Revolução Russa de 1905
- A Revolução dos Jovens Turcos de 1908
- A Revolução Republicana Portuguesa de 1910
- A Revolução Chinesa de 1911-12
Um novo tipo de revolução para o século XX?:
- Introdução à Revolução Russa de 1917
Bibliografia
Foran, John; Lane, David Stuart; Zivkovic, Andreja (eds.), Revolution in the making of the modern world: social identities, globalization, and modernity, New York, Routledge, 2008.
Goldstone, Jack A. (ed.), Revolutions: Theoretical, Comparative, and Historical Studies, Wadsworth Publishing, 2002.
Kurzman, Charles, Democracy denied: 1905-1915, Harvard University Press, 2008.
Woloch, Isser (ed.), Revolution and the meanings of freedom in the nineteenth century, Stanford University Press, 1996.
Método de ensino
Aulas teóricas com apresentação pelo docente dos vários pontos do programa.
Aulas teórico-práticas com apresentação oral pelos alunos de textos seleccionados, seguidas de discussão dos mesmos com os colegas e o docente.
Aulas práticas com distribuição de textos para análise e reflexão; dedicadas à preparação das apresentações orais; ou dedicadas à preparação dos trabalhos escritos.
Método de avaliação
Avaliação: Intervenções nos debates nas aulas teórico-práticas (30%)
Elaboração de um trabalho de investigação (entre 35 e 40 mil caracteres com espaços) (50%)
Apresentação oral (20%)