
A cidade e as Artes/Cities and Arts
Código
722051416
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
As cidades são hoje um palco privilegiado para a valorização do património, para a criação contemporânea, para o desenvolvimento de práticas culturais diversas mas também para a consolidação de uma democracia cultural que combine fruição com a prática artística por parte dos seus cidadãos.
Por outro lado, as políticas culturais das cidades são hoje verdadeiros mecanismos que contribuem para o seu desenvolvimento estratégico, ao mesmo tempo que a cultura e as artes contribuem para a promoção nacional e internacional das cidades.
Importa, por isso, analisar muitas destas dinâmicas tendo em conta as diferentes realidades locais mas
comparando experiências nacionais com diversos estudos de caso internacionais.
Pré-requisitos
Conteúdo
A Cidade e as Artes
I Parte - Definições
Cidades, Cultura e Arte
II Parte - Interacções
Cidades produtoras de cultura
Cultura e artes com factores de re-produção das cidades
III Parte - Cidades e políticas
Cidades criativas
Cidades culturais
Quarteirões culturais
IV Parte - Estudos de caso
Bibliografia
Florida, Richard (2012 [2002]). The rise of the creative class. New York: Basic Books.
Hall, Peter (1988). Cities of tomorrow: an intellectual history of urban planning and design in the twentieth
century. Blackwell Publishing.
Miles, Malcolm (2007). Cities and cultures. Routledge.
Mitchell, Don (2003). The right to the city: social justice and the fight for public space. New York: The Guilford
Press.
Parker, Simon (2011). Cities, politics and power. Routledge.
Roodhouse, Simon (2010). Cultural quarters. Intellect.
Método de ensino
A metodologia de ensino assenta em duas dimensões. Primeira, um discurso do docente em cada aula,
permitindo uma síntese do tema e suas consequências historiográficas, com chamadas de atenção para as
grandes bases documentais. Neste âmbito conduz-se à intervenção dos discentes por meio de exercícios
como as apresentações de citações ou a remissão para os métodos e conteúdos do trabalho de investigação.
Método de avaliação
Segunda, o andamento do processo de avaliação, concebendo-se a avaliação como um percurso de
aprendizagem que permite a utilização de competências transversais ao fazer das ciências sociais. Por essa
razão a avaliação encontra-se estruturada de acordo com três áreas: consolidação (20%), englobando uma
prova presencial escrita seguida de uma oral e a apresentação justificada de um conjunto de citações;
construção (10%), constituída pela presença em aula e pela participação em actividades de cultura próximas
dos temas do Programa; investigação (70%).