
Economia e Mercados da Arte
Código
722061089
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História da Arte
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Esta unidade curricular aborda a economia da arte, focando as instituições culturais e de mercado, os agentes intermediários e também o coleccionismo. A organização dos conteúdos programáticos foi efectuada de forma a enquadrar as estruturas e dinâmicas de trabalho no sistema institucional, comercial e independente, tendo em perspectiva várias culturas e modos de agir no meio artístico. Assim oferece-se aos estudantes um domínio de conhecimento que abarca circuitos, mercados e dinâmicas nacionais e internacionais de produção, apresentação e consumo de arte contemporânea, facultando-lhes instrumentos de acção, análise e de reflexão sobre as economia(s) e os mercado(s) da arte, a sua estruturação interna, os seus actores e as suas interacções.
Pré-requisitos
Conteúdo
1. A situação actual da esfera artística: apresentação das dinâmicas de trabalho no sistema institucional (os museus, centros de arte, fundações, bienais); comercial (galerias, feiras e leiloeiras); e independente (espaços independentes, plataformas colectivas e informais).
2. O valor da arte e círculos de reconhecimento e legitimação: critérios estéticos e comerciais
3. Economia da produção artística: os artistas/os produtores
4. Economia da mediação: os intermediários culturais
5. Os mercados da arte
6. Transformações e evolução do mercado global
7. O coleccionismo
8. Debates e questões de actualidade relacionados com o mercado de arte e o sistema artístico
Bibliografia
BIRNBAUM, Daniel, & GRAW, Isabelle. (2008). Canvases and Careers Today: Criticism and Its Markets. Nova Iorque e Berlim: Sternberg Press.
BOURDIEU, Pierre. ([1992] 1996). As Regras da Arte. Génese e Estrutura do Campo Literário. Lisboa: Editorial Presença.
CARVALHO, Isabel, PAZ, Lígia & NORA, Pedro (ed.). (2010). A Economia do Artista. Porto: Braço de Ferro arte & design.
CHIAPELLO, Ève. (1998). Artistes versus managers. Le management culturel face à la critique artiste. Paris: Éditions Métailié.
MELO, Alexandre. (1994). Arte e Dinheiro. Lisboa: Assírio & Alvim.
MELO, Alexandre. (1999). Arte e Mercado em Portugal: Inquérito às Galerias e Uma Carreira de Artista. Lisboa: Observatório das Actividades Culturais.
MELO, Alexandre. (2012). Sistema da arte contemporânea. Lisboa: Documenta.
MOULIN, Raymond (1992). L Artiste, L Institution et le Marché. Paris: Flammarion.
MOULIN, Raymonde (2009). Le marché de l´art : Mondialisation et nouvelles technologies. Paris: Flammarion.
NAHON, Pierre. (1998). Les Marchands dart en France, XIXe et XXe siècles. Paris: La Différence.
PENA, Gonçalo. (1994). Instituições, galerias e mercado in António Rodrigues. In Anos de Ruptura: Uma perspetiva da arte portuguesa nos anos 60 (n.p.). Lisboa: Livros Horizonte.
SANTOS, Maria de Lourdes Lima dos. (1998). As Políticas Culturais em Portugal. Lisboa: Observatório das Actividades Culturais.
Método de ensino
A metodologia utilizada em cada sessão é estruturada da seguinte forma: (1) a sessão inicia-se com a explicitação do plano e matérias de trabalho, bem como dos objectivos a alcançar; (2) realiza-se depois uma apresentação e análise dos temas e casos de estudo com utilização de materiais e suportes diversos de apoio; (3) segue-se um momento de reflexão e debate colectivo, em que os alunos interagem em grupos de trabalho; (4) posteriormente esse diálogo é alargado com o objectivo de definir e clarificar pontos de vista; (5) para concluir a sessão procede-se à síntese das questões fundamentais do tema apresentado.
Método de avaliação
Elaboração de um relatório/projecto final (60%) e avaliação qualitativa de participação nas aulas (40%).