
Temas de Arte em Portugal
Código
722061125
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Formação ao Longo da Vida
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Objectivos
Reconhecer, de forma prática, a criação artística portuguesa. Entender a importância da produção na área das artes decorativas em Portugal ao longo do chamado período moderno (do fim da idade média à contemporaneidade). Distinguir os vários momentos de produção de alguns objectos produzidos em Portugal no referido período cronológico. Criar a noção da necessidade de proximidade na análise de obras de arte.
Pré-requisitos
Conteúdo
1. As artes em Portugal/Problemática da criação artística e a primazia das artes decorativas no território nacional
A azulejaria
A cerâmica
O Retábulo e a talha
A ourivesaria
O mobiliário
As artes da expansão
2. A pintura e a escultura no contexto histórico /artístico português
Todos os temas serão ilustrados com visitas a museus e colecções de maior relevância para o seu melhor entendimento. A componente prática em que se incluem estas visitas terá um peso superior a 50% das horas lectivas. Assim incluem‐se visitas aos seguintes museus:
Museu Nacional do Azulejo
Museu Nacional de Arte Antiga (incluindo possível vista às reservas)
Museu de São Roque
Convento dos Cardais
Museu das Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva
Bibliografia
Caetano, Joaquim de Oliveira, Obras‐primas da arte portuguesa Escultura, Lisboa, Athena, 2015;
Dias, Pedro, História da Arte Portuguesa no mundo (1415‐1822), O Espaço do Índico e O Espaço do Atlântico, Lisboa, Círculo de Leitores, 1998 e 1999;
Lameira, Francisco, O retábulo em Portugal. Das origens ao declínio, Faro, Universidade do Algarve e Universidade de Évora, 2005;
Meco, José, O azulejo em Portugal, Lisboa, Alfa, 1989;
Pereira, Paulo, Arte Portuguesa. História essencial, Lisboa, Temas e Debates/Círculo de Leitores, 2014;
Pinto, Maria Helena e Sousa, Conceição Borges de, Mobiliário Português. Roteiro, Lisboa Museu Nacional de Arte Antiga/IPM, 2000.
Método de ensino
O programa temático será leccionado de forma diacrónica, sendo cada um dos temas explorado desde a sua mais recuada representação no país até à contemporaneidade.
Muitas aulas poderão contar com a participação de convidados especialistas em cada um desses temas. As aulas terão uma componente iminentemente prática sendo maioritariamente leccionadas em museus.
Método de avaliação
A avaliação será feita em duas partes tendo as duas idêntica forma de apresentação.
Consistirá na elaboração de dois trabalhos escritos, depois apresentados à turma.