Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Temas de Arte em Portugal

Código

722061125

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Formação ao Longo da Vida

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Objectivos

Reconhecer, de forma prática, a criação artística portuguesa. Entender a importância da produção na área das artes decorativas em Portugal ao longo do chamado período moderno (do fim da idade média à contemporaneidade). Distinguir os vários momentos de produção de alguns objectos produzidos em Portugal no referido período cronológico. Criar a noção da necessidade de proximidade na análise de obras de arte.

Pré-requisitos

Conteúdo

1. As artes em Portugal/Problemática da criação artística e a primazia das artes decorativas no território nacional
 A azulejaria
 A cerâmica
 O Retábulo e a talha
 A ourivesaria
 O mobiliário
 As artes da expansão
2. A pintura e a escultura no contexto histórico /artístico português
Todos os temas serão ilustrados com visitas a museus e colecções de maior relevância para o seu melhor entendimento. A componente prática em que se incluem estas visitas terá um peso superior a 50% das horas lectivas. Assim incluem‐se visitas aos seguintes museus:
 Museu Nacional do Azulejo
 Museu Nacional de Arte Antiga (incluindo possível vista às reservas)
 Museu de São Roque
 Convento dos Cardais
 Museu das Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva

Bibliografia

Caetano, Joaquim de Oliveira, Obras‐primas da arte portuguesa – Escultura, Lisboa, Athena, 2015;
Dias, Pedro, História da Arte Portuguesa no mundo (1415‐1822), O Espaço do Índico e O Espaço do Atlântico, Lisboa, Círculo de Leitores, 1998 e 1999;
Lameira, Francisco, O retábulo em Portugal. Das origens ao declínio, Faro, Universidade do Algarve e Universidade de Évora, 2005;
Meco, José, O azulejo em Portugal, Lisboa, Alfa, 1989;
Pereira, Paulo, Arte Portuguesa. História essencial, Lisboa, Temas e Debates/Círculo de Leitores, 2014;
Pinto, Maria Helena e Sousa, Conceição Borges de, Mobiliário Português. Roteiro, Lisboa Museu Nacional de Arte Antiga/IPM, 2000.

Método de ensino

O programa temático será leccionado de forma diacrónica, sendo cada um dos temas explorado desde a sua mais recuada representação no país até à contemporaneidade.
Muitas aulas poderão contar com a participação de convidados especialistas em cada um desses temas. As aulas terão uma componente iminentemente prática sendo maioritariamente leccionadas em museus.

Método de avaliação

A avaliação será feita em duas partes tendo as duas idêntica forma de apresentação.
Consistirá na elaboração de dois trabalhos escritos, depois apresentados à turma.

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