
Migrações e Identidades - 2. semestre
Código
722071084
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Políticos
Créditos
10
Professor responsável
Ana Santos Pinto
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se que os alunos adquiram e aprofundem:
a) Conhecimentos sobre a identificação de fluxos e tipologias migratórias internacionais e a sua importância no actual contexto europeu
b) Conhecimentos e capacidade de análise crítica sobre a dinâmica entre os conceitos de Poder e Identidade, no quadro da construção de comunidades políticas
c) Capacidade de análise sobre as influências recíprocas entre identidade política e governo social
d) Conhecimentos sobre modelos teóricos que abordem a dinâmica entre Identidades; Migrações e Segurança
e) Capacidade de análise sobre os impactos dos fenómenos migratórios na óptica dos países receptores e emissores: migrações, pobreza e exclusão social
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
I. Identidade(s)
a) Identidade Política (Teoria da Identidade Social; identidade e comunidades políticas sub-nacionais; nacionais e transnacionais)
b) Legitimidade de Poder: Estado, soberania e cidadania (Globalização vs Estado-nação)
c) Nacionalismo e etnicidade (minorias; diáspora)
II. Migrações e Segurança
a) Migração enquanto desafio de segurança (segurança tradicional vs segurança humana; fronteiras)
b) Securitização (biopolítica; direitos individuais vs segurança)
III. Fenómeno Migratório
a) Dinâmicas e perspectivas dos fenómenos migratórios (tipologias de migrações; principais rotas e fluxos; regulação internacional; conceito de mobilidade)
b) Tipologias e políticas de imigração (integração vs absorção; dinâmica comparativa de abordagem regional)
c) Migrações, pobreza e exclusão (Desenvolvimento, tendências futuras)
Bibliografia
Método de ensino
Método teórico-prático. Aulas expositivas relativas aos tópicos fundamentais do Programa; aplicação prática dos conhecimentos adquiridos pelos alunos através da realização de exercícios de discussão em aula e elaboração de trabalhos escritos.
Método de avaliação
Apresentação de um Ensaio individual (máx. 10 págs.) e apresentação Oral em aula, individual ou em grupo (visando a promoção de dinâmicas de discussão e complementaridade de conhecimentos entre os alunos).