
Desenvolvimento dos Recursos Humanos
Código
722081043
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se que os alunos adquiram:
1. A compreensão dos pressupostos básicos para o desenvolvimento do capital humano;
2. Capacidade de definir e conceber modelos de competências;
3. Capacidade de distinguir níveis de competência de níveis de proficiência;
4. Capacidade de descrever as etapas necessárias à implementação de um modelo de competências;
5. Compreensão das diferenças entre processos de gestão e processos de liderança;
6. Compreensão dos conceitos de empowerment e desenvolvimento do capital humano;
7. Capacidade de esboçar políticas gerais e instrumentos de desenvolvimento de pessoas;
8. Capacidade de comunicação e discussão dos resultados da investigação e de projectos de intervenção.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
- Gestão do conhecimento e das competências
- Desenvolvimento do capital humano, pessoal e organizacional
- Gestão de desempenhos vs. competitividade
- Processos de liderança e poder
- Carreira vs trajectória profissional
- Gestão de recompensas vs motivação
- Constituição de identidades organizacionais que integrem as variáveis macrossociológicas da mundialização das culturas.
Bibliografia
Brilman, J. (2000), As melhores práticas de gestão. Lisboa: Sílabo.
Cunha, M.P. (2002), A essência da liderança. Lisboa: RH.
Hofstede, G. !998), Culturas e organizações. Lisboa: Sílabo.
Meignant, A. (1999), A gestão da formação. Lisboa: D. Quixote.
Teixeira, S. (1998), Gestão das organizações. Lisboa: Mc Graw-Hill.
Método de ensino
Exposições e discussão em aula sobre os conceitos e enquadramentos teóricos;
Exposição e resolução de casos exemplares por grupos de alunos, a partir de dossiers fornecidos pelo docente;
Visitas de estudo a organizações, com apresentação de relatórios dos estudantes e discussão em aula;
Acompanhamento tutorial de trabalho de campo sobre organizações, individual ou em pequenos grupos.
Método de avaliação
Avaliação contínua das apresentações e discussões de temas em aula e nos exercícios de resolução de casos em aula (40%);
Relatórios escritos das visitas de estudo e sua apresentação e discussão em aula (20%);
Um trabalho prático de campo sobre uma organização, individual ou em pequenos grupos, dando origem a uma apresentação e discussão em aula e a um relatório escrito (40%).