
Mercados e Instituições Económicas - 2. semestre
Código
722081068
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
10
Professor responsável
Rui Santos
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Conhecimento e compreensão dos conceitos e teorias da sociologia económica, particularmente lidando com a conceptualização dos mercados e dos actores de mercado, no contexto dos fenómenos institucionais e políticos que estruturam as actividades económicas;
b) Compreensão dos mercados como construções sociais, histórica e socialmente incrustadas;
c) Capacidade de análise e investigação de fenómenos concretos de mercado;
d) Capacidade de comunicar de modo claro as teorias, conceitos e resultados de investigação no domínio temático da disciplina.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1. Economia e Instituições: Noções preliminares. O encastramento institucional e político da economia.
1.1. Lição de enquadramento
1.2. Discussão dos textos:
(1) Polanyi ([1957] 2001)
(2) Nee (2005)
(3) Beckert (2009)
(4) Abolafia (2010)
2. Estado e Economia
2.1. Lição de enquadramento
2.2. Discussão dos textos:
(1) Block & Evans (2005)
(2) Portes (2010)
(3) Fligstein (2005)
(4) O´Riaín (2000)
3. Instituições, Organizações e Campos Organizacionais
3.1. Lição de enquadramento
3.2. Discussão dos textos:
(1) Meyer & Rowan ([1977] 2004)
(2) DiMaggio & Powell (1983)
(3) Portes, Escobar & Radford (2007)
(4) Knorr-Cetina & Bruegger (2004)
(5) King & Pierce (2010)
(6) Guillén & Suárez (2010)
4. Discussão dos Projectos de Ensaio dos Estudantes
Bibliografia
Abolafia 2010 Institl embedd of market failure. Lounsbury &al Markets on Trial
Beckert 2009 Social order of markets.Theor & Socty 38
Block &al 2005 State & economy Smelser &al Handb Econ Soc
DiMaggio &al 1983.Iron cage revisited. Amer Soc Rev 48
Fligstein 2005 Polit and econ soc of interntl econ arrangts.Smelser &al Handb Econ Soc
Granovetter 1992.Econ institns as social constr.Acta Soc 35
Guillén &al 2010.Global crisis 2007-2009.Lounsbury &al Markets on Trial
King &al 2010. Contentiousness of markets. Ann Rev Soc 36
Knorr-Cetina &al 2004. Global microstruct. Dobbin F Soc of Economy
Meyer &al [1977] 2004. Institzed organiz. Dobbin New Econ Soc
Nee 2005 New institsm in econ & sociol. Smelser &al Handb Econ Soc
O´Riaín 2000. States & markets in an era globaliz. Ann Rev Soc 26
Polanyi [1957] 2001 Economy as instituted process. Granovetter &al Soc Econ Life
Portes &al 2007. Immigrants´ transnat organiz & development. Int Mig Rev 41
Portes 2010 Informal econ. Portes Econ Soc
Método de ensino
Uma lição de síntese enquadra as problemáticas de cada tópico, após o que o docente orienta os estudantes na discussão dos textos indicados para cada sessão do seminário, terminando cada tópico com uma síntese dos conceitos, das orientações teóricas e dos problemas analíticos abordados nas discussões. Os estudantes são convidados a reflectir sobre possíveis desenvolvimentos dessas pistas que sejam relevantes para a
problematização dos seus próprios objectos de estudo, partindo dos interesses que expuseram desde a sessão de apresentação do seminário e nas sessões de acompanhamento tutorial. O programa culmina na discussão dos projectos individuais de ensaio de problematização dos estudantes sobre os seus temas de investigação ou aplicação.
Método de avaliação
Avaliação contínua e formativa da participação do estudante nas discussões e apresentação do projecto de ensaio em seminário. A avaliação sumativa final desta componente é ponderada com 40%. O ensaio escrito final é avaliado com a ponderação de 60%.