
Sociologia das Profissões
Código
722081081
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Capacidade de análise das transformações em cursos no capitalismo e no mundo do trabalho contemporâneos, assim como das críticas e controvérsias geradas à volta dessas mutações.
2. Conhecimento dos reflexos das transformações do capitalismo na organização e no estudo das profissões;
3. Conhecimento e compreensão dos conceitos e teorias desenvolvidos ou mobilizados no âmbito da Sociologia das Profissões, dando particular atenção à génese histórica das formas de categorização profissional e às transformações das taxonomias ligadas às categorias socioprofissionais;
4. Capacidade de comunicar de modo claro as teorias, conceitos e resultados de investigação no domínio temático da disciplina.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1. Análise de tendências centrais de mudança do capitalismo contemporâneo.
1.2. Uma incursão por um mundo do trabalho em transformação: a flexibilização dos modelos de produção e
de organização do trabalho e a problemática da precariedade.
1.3. Padrões culturais e cognitivos do mundo do trabalho no tempo presente A cultura da flexibilidade.
2. Através do património teórico da sociologia das profissões.
2.1. O funcionalismo na abordagem das profissões: em busca de uma tipologia.
2.2. O contributo interacionista para o estudo das categorias profissionais.
2.3. Sob a égide do poder profissional: os contributos de E. Freidson e de M. Larson.
2.3. Propondo sínteses críticas do património anterior: a abordagem sistémica de A. Abbott.
3. Investigações contemporâneas sobre profissões no quadro da sociologia portuguesa e internacional.
Bibliografia
ABBOTT, A. (1988), The System of Professions: An Essay on the Division of Expert Labour, Chicago: University of Chicago Press.
BECKER, H. et al. (1970), Boys in White: Student Culture in Medical School, Chicago: University of Chicago Press.
BOLTANSKI, Luc e Ève CHIAPELLO, (1999), Le Nouvel esprit du capitalisme, Paris: Gallimard.
DESROSIÈRES, A. e THÉVENOT, L. (1988), Les catégories socioprofessionnelles, Paris: La Découverte.
DUBAR, C. e TRIPIER, P. (1998), Sociologie des professions, Paris: Armand Collin.
FREIDSON, E. (1994), Professionalism Reborn. Theory, Prophecy and Policy, Cambridge: Polity.
GOODE, W. J. (1969), «Professions» and «non-professions», in Professionalization, H. M. Vollmer e D. L. Mills (orgs.), New-Jersey: Prentice-Hall
HUGHES, E. (1971), The Sociological Eye, Selected Papers, Chicago e Nova Iorque: Aldine
MACDONALD, K. M. (1995), The Sociology of the Professions, Londres: Sage
RODRIGUES, M. L. (2002[1997]), Sociologia das Profissões, Oeiras: Celta
Método de ensino
As metodologias de ensino dividem-se em aulas teóricas (50%) e práticas (50%), envolvendo ainda atendimentos presenciais individuais e o esclarecimento de duvidas tanto por e-mail como através do dispositivo moodle. As sessões teóricas visam a transmissão dos conteúdos programáticos referidos nos pontos 1 e 2, sendo abertas à participação crítica dos alunos. As aulas práticas desenrolam-se integralmente a partir da apresentação e discussão de textos. Cada aluno apresenta dois textos: um no final da parte 1; outro durante a lecionação do ponto 3. Cada apresentação vale 25% da classificação final. No fim do semestre os alunos terão que apresentar uma recensão crítica baseada num dos textos apresentados (50%), à sua escolha.
Sempre que possível, os alunos são estimulados a articular o conteúdo da recensão com o tema da sua tese de mestrado ou do seu estágio profissional.
Método de avaliação